SEEB/SE fará ato em defesa da Caixa Econômica Federal no dia 20

img caixa

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) e a (CTB/SE) reproduzirão em Aracaju a manifestação nacional em defesa do papel social da Caixa Econômica Federal e contra o anúncio do governo federal de abrir o capital do banco federal. O ato denominado “Caixa: 100% pública” será realizado na próxima terça-feira (20) às 8h, em frente à Superintendência Regional da Caixa, localizada na Avenida Adélia Fonte, na rótula da Hermes Fontes.

Segundo a presidenta do SEEE/BE, Ivânia Pereira, os sindicatos e federações de bancários e as centrais sindicais temem a redução do papel social da Caixa se transformada em uma empresa de economia mista.

“As entidades defendem a manutenção da missão da CEF enquanto fomentadora do desenvolvimento econômico e social do País. Nós últimos anos, a Caixa cumpriu papel destacado no desenvolvimento de políticas públicas de distribuição de renda e inclusão. No acesso à moradia, somente o Programa Minha Casa, Minha Vida beneficiou mais de seis milhões de brasileiros”, destacou a sindicalista.

Nos programas de transferência de renda, Ivânia Pereira destaca que a Caixa contribuiu com cerca de R$ 26,5 bilhões em 2013. “Só com o programa social Bolsa Família, a Caixa pagou cerca de R$ 24 bilhões em benefícios, alta de 18,2% em relação ao valor pago em 2012”, afirmou.

A sindicalista informa que as contribuições para o país foram fundamentais para o crescimento entre 2008 e 2013. “Só nesses últimos cinco anos, a quantidade de agências saltou de 2.074 para 3.288, e a carteira de crédito aumentou 517%. Atualmente, a Caixa possui aproximadamente 100 mil empregados”, conta a presidenta.

Saiba Mais

A Caixa completou no dia 12 de janeiro 154 anos. É um banco 100% público com um volume de ativos totais que ultrapassa R$ 1 trilhão. De janeiro a setembro de 2014, o lucro líquido foi de R$ 5,3 bilhões e as transações somaram R$ 1,72 bilhão, em um total de 3.362 agências espalhadas por todo o Brasil.

Por: Déa Jacobina – SEEB/SE