Seeb Itabuna (BA) presta assistência aos bancários demitidos pelo Mercantil

Em reunião ocorrida, na manhã desta quinta-feira (09), o departamento jurídico no Sindicato dos Bancários de Itabuna, Bahia, representado pelos advogados Arnon Filho e Marcos Sandes iniciou a assistência aos demitidos do Banco Mercantil. Todos os bancários da agência foram demitidos sumariamente no último dia 07.

Na região Nordeste do Brasil, a instituição financeira encerrou as atividades em Itabuna e em João Pessoa. No restante do país, foram nove unidades fechadas no mesmo dia. Em 2012, foram cerradas as agências de Feira de Santana e Vitória da Conquista. Até o dia 14 de fevereiro a unidade em Itabuna estará atendendo as demandas dos clientes.

O diretor regional da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Valter Moraes, condenou a medida do Mercantil. “Os banqueiros agem de forma desumana quando descartam pais de família que tanto contribuíram para a consolidação da instituição. Isso demonstra que os bancos não têm compromisso com a sociedade brasileira, não têm responsabilidade social com o emprego e a renda nem com os clientes e usuários dos seus serviços. Aos bancos só interessam os lucros exorbitantes” denunciou.

Os representantes jurídicos do Sindicato orientaram os bancários, dirimiram as dúvidas em relação aos direitos rescisórios constantes na Convenção Coletiva da categoria bem como os preceitos constantes na Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT.

Fonte: Seeb-Itabuna