Secretaria dos Aposentados da CTB-MG realiza primeira reunião deste ano

Por Anderson Pereira

A Secretaria dos Aposentados da CTB-MG realizou, nesta sexta-feira (19), de forma virtual, a sua primeira reunião deste ano. O convidado foi o advogado Alencar Linhares – da Federação dos Aposentados. Durante o encontro, o especialista defendeu uma luta unificada em defesa dos aposentados e pensionistas.

Linhares também pediu uma mobilização no Congresso Nacional para modificar a medida provisória (MP) 1.006/2020. A medida trata do crédito consignado e de prazos de revalidação de benefícios.

O assessor da Federação dos Aposentados criticou, ainda, a “reforma” da Previdência aprovada pelo governo Bolsonaro. A medida reduziu o valor dos benefícios e aumentou o tempo de contribuição dos trabalhadores para se aposentarem.

“A reforma retirou R$ 700 bilhões do mercado nos próximos dez anos. Essa medida vai deixar a população mais pobre”, afirmou ele.

Linhares também cobrou uma política de valorização do salário mínimo. Segundo ele, 65% da população brasileira recebe apenas um salário. “Estamos falando de 22 milhões de aposentados pelo INSS”.

Durante a sua apresentação, Alencar Linhares apresentou alguns indicadores da Previdência Social. De acordo com ele, a Previdência conta com 35 milhões de beneficiários e 50 milhões de contribuintes.

“Se fosse um país, estaria entre os 20 maiores em população”, disse ele.

Segundo Linhares, o orçamento gasto em 2020 pela Previdência alcançou quase R$ 720 bilhões. “Isso explica o interesse dos bancos em privatizar o sistema”, alertou.

Ao final da apresentação, Alencar Linhares respondeu várias perguntas dos presentes. Participaram do encontro vários diretores da CTB-MG, ente eles Carlos Magno, Antonieta Shirlene e Jota Lacerda.

Foto: Divulgação/internet