Secretaria dos Aposentados e Pensionistas da CTB-MG alerta para o golpe da “prova de vida”

A Secretaria dos Aposentados e Pensionistas da CTB-MG alerta para o golpe da prova de vida na pandemia.

“Estão ligando para fazer a prova de vida online para os aposentados. Falam todos os dados da pessoa, mandam uma mensagem por WhatsApp e pedem para enviar foto de um documento para finalizar o processo. É golpe!”, explica a diretora da CTB-MG, Antonieta Shirlene.

O INSS ressalta que não faz ligações com este tipo de pedido.

“Assim, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida”.

O órgão também destaca que a pessoa que realiza a ligação é muito segura. Isso pode levar a pessoas acreditarem, porém não se passa de um golpe para conseguir fotos de documentos das vítimas.

Em fevereiro, o governo anunciou a expansão do uso da prova de vida por biometria facial, ou seja, o segurado usa o celular para tirar uma selfie. A prova de vida digital está disponível no aplicativo “Meu gov.br” e deve ser feita exclusivamente por ele.

Prova de vida volta a ser obrigatória a partir de junho

Por causa da pandemia, o INSS prorrogou, no final de fevereiro, por mais dois meses a interrupção de bloqueio de pagamento de aposentadorias e pensões de segurados que estão sem fazer a prova de vida desde março do ano passado.

A Portaria nº 1.278 assegura que os aposentados e pensionistas que não fizeram prova de vida entre março de 2020 e abril de 2021 não terão seus benefícios bloqueados e informa o calendário para a retomada, que começa em junho.

Como fazer a prova de vida

Cada banco costuma determinar por conta própria as datas para os beneficiários comparecerem a uma agência. Alguns usam a data do aniversário do beneficiário, outros, a data de aniversário do benefício, e há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da prova de vida.

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS, assim como os segurados que residem no exterior.

Quem puder comparecer à prova de vida deve ir diretamente no banco em que recebe o benefício, apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros). Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

CTB-MG com informações do UOL
Foto: Agência Brasil