Secretaria de Formação da CTB-MG realiza live sobre o “Futuro do Trabalho: o SUS e a Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras”

A Secretaria de Formação da CTB-MG transmitiu na manhã de quarta-feira (26), na sua página do Facebook, uma live com o tema “Futuro do Trabalho: o SUS e a Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras”. A palestra foi mediada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, Alex Custódio, e teve como palestrantes a Engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho, Marta de Freitas; o Médico e Professor Carlos Melgaço, o Médico Psiquiatra Paulinho; e o Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, Rogério Djalma. Participaram também o Secretário-Geral da CTB-MG, Gelson Alves da Silva, o Diretor de Formação da CTB-MG, Jota, além da presidenta da Central, Valéria Morato.

Os palestrantes destacaram a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente neste momento de pandemia. A maioria da população do país utiliza o SUS. Em Belo Horizonte, 52% é atendida no sistema público.

Apesar da sua importância, o SUS ainda sofre com a falta de recursos. Esta situação foi agravada após a aprovação da Emenda Constitucional número 95, também conhecida como a PEC da Morte, que limitou os investimentos públicos no Brasil por 20 anos.

Enquanto isso, a saúde dos trabalhadores tem piorado. O adoecimento metal tem sido um dos males mais frequentes entre os trabalhadores, principalmente após a pandemia do novo coronavírus.

É preciso lutar pelo fortalecimento do SUS!

Essa deve ser uma bandeira de todos os(as) trabalhadores(as) e os seus sindicatos.

Quer saber mais? Clique aqui e assista a live completa.

CTB, a luta é pra valer!