Saúde e atividades extra-classe em destaque nas Campanhas Salariais de 2010

A questão da saúde dos trabalhadores do setor privado de ensino, de atividades desenvolvidas extra-classe pelos docentes, especialmente em função dos novos recursos tecnológicos, e a limitação de estudantes por turma estiveram entre os principais temas abordados durante o VII Seminário de Campanha e Negociação Salarial da CONTEE, ocorrido em São Paulo/SP, nesta sexta-feira, dia 11 de junho.

Aproximadamente 40 representantes das entidades filiadas à Confederação participaram da atividade que, na parte da manhã, contou com uma avaliação geral das negociações coletivas de 2010, por meio de depoimentos dos participantes do Seminário sobre o processo de negociação vivenciado por seus respectivos sindicatos durante as campanhas.

De modo geral, os relatos evidenciaram a dificuldade nas rodadas de negociação, em função da intransigência do patronato. Em 2010, a inclusão de cláusulas referentes a questões de saúde dos trabalhadores, a tentativa de estabelecimento de limitação do número de estudantes por turma e as discussões sobre as atividades extra-classe – especialmente com o advento das novas tecnologias – mereceram destaque.

Nesse sentido, segundo alguns relatos, foi possível obter alguma visibilidade na imprensa para as reivindicações relacionadas às questões das atividades tecnológicas. Entre outros temas, os relatos abordaram ainda: a manutenção de conquistas, com pequenos avanços; o estabelecimento de reajustes pelo INPC, sem aumento real; e situações de dificuldade de mobilização das categorias.

Foram também apresentados argumentos usados pelo patronato e novas estratégias de atuação das entidades nas mesas de negociação. Neste sentido, ressaltou a Secretária Geral da CONTEE, Cristina Castro, “a importância da CONTEE como aglutinadora e articuladora da atuação de suas entidades filiadas, mais uma vez, mereceu destaque”.

Segundo Fabio Zambon, Secretário de Organização e Política Sindical da CONTEE, a avaliação das campanhas salariais é sempre um processo muito importante, pois promove a troca de informações sobre a luta sindical, a socialização de dados sobre os entraves enfrentados e as vitórias alcançadas. “Assim, os sindicatos podem conhecer a realidade nacional da luta dos trabalhadores do setor privado de ensino e, com isso, fortalecer suas reivindicações e encontrar novos caminhos para o avanço de conquistas para as categorias”.

No período da tarde, as discussões giraram em torno de propostas para o estabelecimento de pautas unificadas – assim como aconteceu em 2010 em relação à saúde do trabalhador – a serem adotadas pelo conjunto das entidades filiadas à Confederação nas negociações coletivas do próximo ano.

Para isso, foi deliberado pelos participantes do Seminário que as entidades deverão realizar debates internos – a fim de estabelecer prioridades de luta em relação aos temas que envolvem a próxima campanha salarial, levando em consideração as realidades e necessidades locais. E, no mês de setembro, a CONTEE deverá realizar o VIII Seminário de Campanha e Negociação Salarial, durante o qual será definido, coletivamente, o tema unificado nacional para as campanhas de 2011.

Entre as questões de destaque apontadas ao longo do Seminário: a constatação de que as iniciativas e ações da CONTEE necessitam sempre da ativa participação das entidades filiadas para que possam ser plenamente concretizadas.

Texto e fotos: Daniele Moraes – CONTEE