Sapateiros de Campo Bom (RS) são empossados em grande estilo

A noite do último sábado (20) marcou a posse e a diplomação dos 30 novos dirigentes do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom para a gestão do triênio 2010/2013. A programação aconteceu nas dependências do Pavilhão da Capela do Divino Espírito Santo, no bairro Santa Lúcia.

Diversas lideranças sindicais, políticas e comunitárias prestigiaram a posse, entre os presentes destacamos: SindiLimp (Caxias do Sul), Sindicato dos Metalúrgicos (Caxias do Sul) SindRef (Caxias do Sul), Sindicato dos Comerciários (Caxias do Sul), Sindicato dos Sapateiros (Sapiranga), Fetag/RS , Sindicato dos Rodoviários (Taquara), Municipários de Esteio, PDT de Campo Bom, PSB de Campo Bom – Esteio, Sapucaia, Camaquã, SindTur (Caxias do Sul), Aclenei Romero (Camaquã) Vereador Bacana; presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, Victor de Souza; vereador do PCdoB de Campo Bom, Sérgio Seibert;  presidente do PSB  e vereador de Campo Bom, Francisco Oliveira “Chicão”, ex-vereador  (PSB) de Sapiranga e presidente da Escola de Samba Império das Rosas e Aquino José; repórter da Rádio Cinderela de Campo Bom e Jamir Pelicioni; vereador do PSB de Nova Hartz.

Grandes lideranças

A mesa oficial dos trabalhos foi composta por: Vicente Selistre; presidente da entidade sapateira; vice-presidente nacional da CTB, Guiomar Vidor; presidente estadual da CTB, Anselmo Piovesan; chefe de gabinete e representado o deputado estadual Heitor Schuch (PSB), Raul  Carrion; deputado estadual do PCdoB,  Azenira  Lazarotto “Zê”; SindiLimp (Caxias do Sul) representando os sindicatos presentes, Mário Machado; representando os sócios fundadores, Sérgio Miranda; vice-presidente estadual da Fetag/RS, vice-presidente estadual da CTB e representando os trabalhadores rurais, Vanderlan Vasconcelos; ex-prefeito de Esteio e primeiro suplente de deputado estadual pelo PSB, representando os socialistas gaúchos  e Marinês Benetti; representando os funcionários do Sindicato dos Sapateiros.

A cerimônia primou pela organização e um dos pontos altos foi a belíssima decoração do local cm muitas bandeiras do Sindicato e CTB, além de uma exposição de fotos que marcaram os 50 anos de lutas dos sapateiros campobonenses, jornais  comemorativos aos 50 anos,  além de um grande banner  colocado ao fundo do palco marcando exatamente o cinqüentenário de um dos maiores  Sindicatos do Rio Grande do Sul.   Os trinta dirigentes receberam seus diplomas das mãos de Guiomar Vidor; presidente estadual da CTB. A medida que cada dirigente se deslocava para receber o diploma, na tela era apresentado fotos de momentos de lutas dos sindicalistas, nas portas de fábricas, em reuniões de dissídio, na Assembléia Legislativa na luta pelo Piso Regional Salarial, entre outras.  Logo após a diplomação, Guiomar Vidor também  conduziu a cerimônia de juramento dos novos dirigentes sindicais, tudo ao som do clássicos dos sapateiros – Massa Fálida na voz de Duduca e Dalvã.

Luta é sempre pra valer

As diversas autoridades que fizeram uso da palavra foram unânimes em congratular-se com os dirigentes, desejando aos mesmos uma gestão profícua e exitosa, onde avanços e melhorias para os sapateiras possam ser uma constante. O presidente estadual da CTB, Guiomar Vidor destacou a luta  tenaz do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom pela construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, bem como, salientou que o Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom é exponencial na luta pelo Piso Regional Salarial. Por último Guiomar fez um convite a uma reflexão, lembrando que em breve teremos eleições (outubro) e que os trabalhadores devem escolher candidatos comprometidos com as lutas da classe, candidatos que possam realmente defender os reais interesses dos trabalhadores.

O presidente eleito, Vicente Paulo de oliveira Selistre em seu discurso empolgado, destacou a importância da família, mencionando seus filhos – Natana e Pedro Antônio, bem como, elogiou sua companheira a também dirigente sindical eleita, Silvana Selistre, enfatizando a importância da mulher na luta sindical, na vida diária, nos cuidados do lar, da família e da política. O vice-presidente nacional da CTB e também primeiro suplente de deputado Federal (PSB),  abordou as lutas dos trabalhadores para 2010, afirmando que a luta é sempre pra valer e que as metas estabelecidas durante a campanha serão buscadas e alcançadas, com  a união, determinação e trabalho de todos. Vicente Selistre conclamou os dirigentes a juntos, através da unidade, fortalecer o Sindicato, ampliar os serviços, conquistar melhores salários e com isto contribuir para a luta de todos os trabalhadores, possibilitando assim a construção de uma sociedade mais justa, onde impere, a justiça social, a paz e o  amor.  “É preciso fortalecer  e defender

o sapato e os sapateiros. Os trabalhadores do campo e da cidade precisam se unir, pois  a luta é comum”,  sentenciou Vicente Selistre.

No final, após o hino riograndense, Vicente Selistre distribuiu rosas às mulheres dirigentes sindicais e também às representantes de outros sindicatos presentes no ato de posse. Na sequencia da programação aconteceu um jantar de confraternização e logo após um baile animado pela dupla Nick e Douglas.

Jair Wingert – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.