Santander nega-se a rever demissões em audiência no Ministério Público

A audiência na Procuradoria do Ministério Público do Trabalho – 5ª região, para mediar o caso das demissões no Santander, ocorreu nesta segunda-feira, dia 10, às 10 horas, em Salvador, mas sem resultados. O banco manteve-se intransigente  e, com uma postura autoritária, negou-se rever as demissões.

Participaram da audiência o procurador do Trabalho, Pedro Lino de Carvalho Jr.; o diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Erivaldo Sales; o presidente do Sindicato da Bahia, Euclides Fagundes; e os diretores do SEEB-BA, Adelmo Andrade e Olivan Faustino. Pelo banco, estavam presentes três advogados e o preposto da empresa, Douglas Alexandre Jr.

Demissões

Na semana passada, em várias cidades, foram realizadas manifestações e paralisações nas agências do Santander para protestar contra as demissões em massa e exigir a reintegração de todos os funcionários desligados. Há informações de que as demissões podem atingir cerca de 5 mil em todo país.

Só na Bahia, já foram demitidos cerca de 25 funcionários. Na sua maioria, os dispensados foram gerentes de agências com mais de 20 anos de banco, muitos às vésperas da aposentadoria, e até pessoas com deficiência. Tudo isso mesmo obtendo uma alta lucratividade, em nove meses, de R$ 4,7 bilhões.

Fonte: FEEB-BA/SE