Rodoviários de Fortaleza alertam que a greve pode ser retomada

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), Domingo Neto, afirmou, ontem, que a greve foi apenas suspensa e poderá voltar a qualquer momento, caso não sejam retomadas as negociações com a categoria patronal. “A Justiça está tirando nosso direito de greve, por tê-la declarado abusiva, mas ainda não estamos satisfeitos com as propostas. Esperamos que as cláusulas que não foram discutidas, sejam”, destacou.

O maior impasse está na cláusula econômica. Enquanto a categoria, que realizou uma greve de 16 dias, reivindica 25% de reajuste salarial, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) só oferece 5,5%.

A definição sobre o regime salarial dos motoristas, cobradores e fiscais agora está nas mãos do juiz da 10ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Emmanuel Teófilo Furtado, designado pelo Tribunal Regional do Trabalho, 7ª Região (TRT-CE), para avaliar as propostas dos dois sindicatos e o parecer do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará, Gérson Marques, que sugere o reajuste de 8,7%. Na semana que vem ele deve formular decisão que será julgada e apresentada. Os sindicatos têm um prazo de três dias, a partir de ontem, para fazer alterações nas suas propostas.

No último dia 23, as centrais sindicais lançaram uma nota de apoio ao trabalhadores e as suas reivindicações. Repudiando a manipulção exercida pela mídia, que não divulgou os reais motivos que levaram os trabalhadores à greve.

Portal CTB com agências