Revista “Mulher D’ Classe” é lançada em Manaus

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM) lançou na última segunda-feira (15), em reunião com a categoria e membros dos movimentos sindicais de Manaus, a revista “Mulher D’Classe”, uma produção da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) através da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB.

Mais de 100 pessoas se fizeram presentes no lançamento da revista, que para a Secretária da Mulher Trabalhadora da CTB, Raimunda Gomes, a Doquinha, será um instrumento de formação e informação não somente para as mulheres, mas para os envolvidos no movimento sindical em todo o País. “A revista é fruto do esforço conjunto de uma série de lutadoras e lutadores. É um material produzido a muitas mãos, que se empenham diuturnamente na luta contra a desigualdade que afeta as mulheres em todo o Brasil”, destacou.

A produção, segundo ela, foi lançada no mesmo dia, além de Manaus, nos estados da Bahia e do Maranhão. Durante breve fala, Doquinha destacou o protagonismo feminino no Movimento Sindical e ressaltou que não basta a mulher assumir cargos dentro do movimento se de fato não tiver poder de decisão. “Lutamos por igualdade de oportunidades. Nossa atuação dentro do movimento, por exemplo, não pode ser meramente figurada. Queremos ter poder de decisão e que efetivamente nossa atuação faça valer nosso papel. Não bata assumir, por exemplo, secretarias que não tenham nenhum poder de decisão ou peso dentro do processo”, ressaltou.

Doquinha, na oportunidade, não deixou passar em branco a data em que se comemora o dia do professor. Segundo ela, o dia tem muito que se comemorar, pois a categoria em todo o País está mais consolidada, mais forte e mais valorizada. “Avançamos muito. Saímos de uma categoria de quarta e quinta classe e hoje lutamos por um salário equiparado a qualquer outra profissão com a mesma formação de um docente. Temos um piso nacional e isso dá a categoria um salto na qualidade. Lutamos pelos 10% do PIB, mais qualidade e mais valorização. E essas são conquistas não tão distantes”, reforçou.

O presidente do SINTEAM, Marcus Libório, também destacou a importância da mulher na sociedade e a igualdade dos gêneros. “Nós defendemos a valorização do trabalho e oportunidades iguais a todos as mulheres e homens. Não há mais lugar para o machismo e para a desigualdade de gêneros”, destacou.

A Secretaria das Relações de Gênero da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Isis Tavares Neves, também ressaltou a importância da publicação como fonte de formação e informação. “Acredito que a revista servirá não somente para formar e informar mulheres, mas também aos homens. Pois só alcançaremos a igualdade quando homens e mulheres estiverem lado a lado”.

Fonte: SINTEAM