Reunião da CMS define realização de Plenária dos Movimentos Sociais no RS

Foi realizada na última quarta-feira (18), na sede da CTB-RS, a reunião da Coordenação dos Movimentos Sociais.

Participaram representações da CTB, MST, CUT, Pastorais Sociais, UEE-Livre Levante Popular da Juventude, Fórum Fome Zero, UBM e MTD. Nela, foram avaliadas as últimas atividades como a Plenária dos Movimentos sociais realizada em agosto e planejou uma nova Plenária dia 26 de setembro, às 19 horas, no Sindicato dos Bancários, na Rua General Câmara em Porto Alegre.

É consenso entre as entidades representadas que é necessário fomentar na sociedade o debate da reforma política. Foi apresentado por Lúcio do Levante o informe da Plenária Nacional dos Movimentos Sociais que lançou o desafio da construção de um Plebiscito Popular aos moldes do que foi o plebiscito contra a ALCA, que questione a população sobre a necessidade de uma constituinte específica para debater a reforma política. Foi destacada ainda, pelo Levante e MST, a luta pelo fim dos leilões do petróleo, e por Waldir, das Pastorais Sociais, o tema da democratização da mídia.

Para o representante da CTB-RS, Igor Pereira, a reunião foi importante porque demonstra o fortalecimento da unidade dos movimentos sociais.

“É uma unidade necessária,sobretudo diante da conjuntura de instabilidade onde a nossa soberania está ameaçada com as espionagens dos EUA à Petrobras, revelando o antigo interesse estrangeiro em dominar o nosso petróleo. Também fica cada vez mais nítida a importância da ampliação da democracia, que só ocorrerá com reforma política e democratização da mídia e nada disso avançará sem pressão unitária nas redes e nas ruas”, avalia. “Por isso, será importante uma plenária que tenha a representatividade das forças vivas dos movimentos sociais, com caráter amplo, para debater ações conjuntas que fortaleçam o campo democrático e popular no nosso RS”, concluiu.

Fonte: CTB-RS