Comerciários de Caxias do Sul (RS) reivindicam reajuste salarial de 10%

Na noite da última terça-feira (5), trabalhadores no comércio de Caxias do Sul (RS) participaram de uma assembleia, na sede do Sindicomerciários, para discutirem a pauta de reivindicações da categoria para a Campanha Salarial 2012. Na reunião, os trabalhadores puderam votar contra ou a favor das cláusulas reivindicadas.

Entre as exigências que serão encaminhadas aos representantes patronais a partir desta quarta-feira (6), está o reajustamento geral nos salários de 10%. Também ficou estabelecido o salário mínimo profissional de R$ 950,00 e de 1.350,00 para os empregados comissionados, bem como para todos os empregados que exerçam a função de vendedor.

De acordo com Sílvio Luiz Frasson, presidente do Sindicomerciários, o índice de reajuste de 10% tem como base a inflação dos últimos 12 meses, que gira em torno de 4,7%. “Nós consideramos que a classe patronal tem condições de repassar esse reajuste para a classe trabalhadora uma vez que o comércio vem apresentando um bom desempenho nos últimos meses”, afirma Frasson.

O piso regional da categoria ainda pode passar por novos reajustes. Segundo Guiomar Vidor, presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecosul), o movimento sindical está pressionando o Governo Estadual e a Assembleia Legislativa para aumentar o salário mínimo regional, que hoje é de R$ 732,00. “Nossa prioridade é que o piso regional tenha um bom reajuste, o que vai beneficiar as negociações dos sindicatos dos trabalhadores com as entidades patronais”, ressalta Vidor.

Entre outras reivindicações para a categoria está a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do banco de horas, licença maternidade e estabilidade para gestantes de 180 dias. A próxima assembleia será no dia 20 de junho, com a presença de representantes dos Sindicatos patronais da categoria.

Fonte: Sindicomerciários