Professores em greve realizam manifestação em Patos (PB)

Os profissionais do magistério Público Municipal de Patos (PB) antecederam a Greve Nacional da categoria e decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado até a Prefeitura da cidade apresentar uma proposta concreta de aumento salarial.

A presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), Carminha Soares, enfatizou que a entidade apresentou uma pauta de reivindicações a Prefeita Francisca Mota e até o momento não recebeu nenhuma contraproposta.

Na manhã de segunda-feira (22), dezenas de professores se concentraram em frente à sede do SINFEMP e em seguida saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade, com realização de um ato público em frente a sede da Secretaria de Educação, onde foram recebidos pela Secretária de Educação Adalmira Marques e em seguida em frente à Prefeitura Municipal de Patos.

A entidade luta por aumento salarial de 15% retroativo a 1° de janeiro de 2013 e 10% do PIB para a educação, além da aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários da categoria.

Durante a manifestação, a prefeita Francisca Mota, ligou para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, e marcou audiência com a direção da entidade para quinta-feira, dia 25 de abril, às 9h, na sede da Prefeitura.

No mesmo dia, às 15h, será realizada uma assembleia geral da categoria no Auditório da Associação Comercial de Patos, para discutirem se aceitam ou não a proposta que deverá ser apresentada ou se continuarão com a greve geral. O SINFEMP congrega mais de dois mil sindicalizados no município, sendo mais da metade de trabalhadores e trabalhadoras da educação.

Protesto

A presidente da entidade lamentou a ofensiva que está sendo feita pela secretaria de educação, determinando que todas as escolas e creches têm por obrigação de ficarem abertos, além da pressão sobre os professores e demais servidores da educação para que funcionem normalmente, mas praticamente 100% da categoria decidiu não pisar em sala de aula até uma resposta concreta por parte da gestora municipal.

A sindicalista reafirmou que enquanto os professores e demais servidores tiverem a coragem de lutar, estará disposta e espera que isso aconteça, pois muitos reclamam da entidade, mas não participam efetivamente das lutas travadas no dia-a-dia e são os primeiros a quererem uma resposta imediata.

Militantes da Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba e da CTB estiveram presentes dando total apoio ao primeiro dia de greve da categoria.

Confira neste link uma galeria de imagens sobre o protesto em Patos

Fonte: Sinfemp