Professores de São José de Caiana (PB) paralisam atividades

Os professores da cidade de São José de Caiana, interior da Paraíba, paralisaram nesta segunda-feira (07), suas atividades por cinco dias. Os docentes também realizaram um protesto em frente à Prefeitura Municipal contra o atraso de 60 dias do pagamento da categoria.

De acordo com a CTB Paraíba, inclusive o salário do o pagamento de maio foi feito no dia 03 de julho. “Os trabalhadores também reclamam do não pagamento do piso salarial nacional, fato que gera descumprimento de lei nacional em prejuízo da classe do magistério municipal”, destacou Fábio Marques, secretário de Imprensa da CTB-PB.

A CTB-PB enviou dois de seus diretores para acompanharem o ato, que constataram de perto o descaso da gestão pública daquele município. No ato esteve presente o assessor jurídico do sindicato, advogado Paulo Cesar Conserva que fez uso da palavra diante do Paço Municipal, afirmando fortemente que as verbas do município haviam sido bloqueadas por irresponsabilidade do gestor José Walter Marinho Marsicano Junior (PMDB), que por sinal está em seu segundo mandato e já teve inúmeras contas reprovadas pelo TCE-PB.

Fábio Marques conduziu o ato levando o povo para caminhar pelas ruas da cidade com gritos de ordem, em que se exigia a presença do prefeito no município, pois segundo os munícipes ele pouco vai lá.

Alcicleide Lacerda,secretária de Formação da CTB-PB, apresentou um balanço do FUNDEB 2014/1º Semestre, demonstrando que uma folha de pouco mais de 300 funcionários deixa de ser pago em dias alegando falta de recursos, quando na verdade foram repassados só do FUNDEB (segundo sagres) mais de 1 milhão e 300 mil reais.

Professores Caiana Paraíba

Uma equipe de professores, acompanhada de três vereadores e os membros da CTB-PB foram visitar as escolas, encontrando-as em condições precárias, sujeira, falta de material escolar, cantinas imundas, alunos reclamando da péssima merenda escolar, professores ainda acuados pelo medo de represálias, etc. Foi dito e denunciado em som pelas ruas que a secretária de educação daquele município, senhora Francimaria Henrique (Mazinha) causava pânico aos professores dizendo que iria fazer um relatório de Análise de Desempenho para prejudicar os Professores em Estágio Probatório, o que configura ameaça e abuso de poder, isso passado para o assessor jurídico do sindicato.

Um fato inusitado aconteceu na conclusão do ato, na Escola Municipal José Pereira Filho, a senhora diretora trancou de cadeado os portões da escola impedindo a comissão e os vereadores Judivan do Carrapato, Maik Viana e Cimário entrarem na escola, o que levou os vereadores, de imediato, recorrerem ao poder policial e à Promotoria Pública de Itaporanga, para só assim ela abrir os portões da escola.

“O que nos deixou ainda mais abismados é que naquele município há uma vereadora que é professora, a senhora Neuzair. A mesma além de não participar do ato tem lutado para derrubar o trabalho do sindicato naquele município, inclusive tentando impedir que professores participem, como foi constatado por membros da CTB que ouviram uma professora (em estágio probatório) afirmar que a vereadora havia dito que se a professora assinasse ao menos o livro de ata correria perigo de perder seu emprego”, destaca Fábio Marques.

A CTB-PB lamentou o comportamento da gestão pública de São José de Caiana e reafirma o compromisso de luta com os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, garantindo a presença sempre que possível de seus diretores nos movimentos em busca de uma melhor educação e de condições de trabalho dignas.

Fonte: CTB-PB

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.