Professores de Minas Gerais participam de assembleia da Campanha 2013 nesta 3ª feira

Nesta terça-feira (25), às 18 horas, os professores do ensino particular de Minas Gerais participam de uma nova assembleia convoada pelo Sinpro Minas (Sinidcato dos Professores de Minas Gerais), para deliberar sobre encaminhamentos da campanha reivindicatória 2013. A assembleia vai avaliar a proposta apresentada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MG), que prevê um reajuste salarial de 7,5% e a manutenção das conquistas. O INPC (índice de inflação  acumulado)  foi de 7,22%.

A reunião de negociação entre o Sinpro Minas e o Sinep/MG, na SRTE, aconteceu no dia 14 de junho.  A Chefe da Seção de Relações do Trabalho da SRTE-MG, dra. Alessandra Parreiras, conduziu a intermediação e fez a proposta de conciliação para ser avaliada pelas partes. “Por princípio, o Ministério do Trabalho não aceita discutir a supressão de direitos”, explicou Alessandra, após os representantes do patronal defenderem a intenção de alterar cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho dos professores.

Para conceder 0,5% de aumento real, o Sinep/MG havia proposto:

– Redução de 30 dias na garantia de salários prevista para o segundo semestre. O Sinep/MG quer reduzir dos 120 dias atuais para 90 dias;

– Alteração na cláusula de adicional por tempo de serviço para possibilitar à escola recontratar professores sem pagar o adicional;

– Redução da multa por descumprimento de obrigação legal ou convencionada, passando de 10% para 2%;

A diretoria do Sinpro Minas avalia que esses direitos foram muito caros para serem conquistados e reafirma que não estão em negociação. No dia 18/06, o Sinep/MG comunicou ao Sinpro Minas que aceita a proposta apresentada pela SRTE.

A proposta para o fechamento da CCT 2013/15, além do reajuste de 7,5%, que inclui aumento real de salário e a manutenção das conquistas, prevê acerto entre as partes de ajuste na redação de cláusulas que vinham sendo discutidas nas negociações como: aviso prévio proporcional; calendário de aulas durante a Copa do Mundo, em 2014 e uma cláusula sobre homologações. A data-base está garantida até 28/06. Havendo acordo, as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho serão retroativas a 1º de abril/2013.

Serviço:

Assembleia de professores

25 de junho – terça-feira – 18 horas

Sinpro Minas (Rua Jaime Gomes, 198 – Floresta- BH)

Fonte: Sinpro Minas