Professores da rede municipal de Praia Norte (TO) exigem plano de cargo, carreira e salários

“Estamos defendendo os nossos direitos. Até que o prefeito nos apresente uma proposta decente às atividades podem ser paralisadas”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Professores e Servidores em Educação do Município de Praia Norte (Sinprose), Francisco Frazão de Almeida.

De acordo com Frazão, desde 2006 a categoria reivindica a implantação do Plano de Carreira dos servidores da educação “mas a prefeitura, vem nos tapeando, com desculpas esfarrapadas, dizendo que o município não pode pagar um salário melhor aos professores, pois estão passando por dificuldades financeiras”, denunciou.

“Quando candidato, o atual prefeito prometeu, que sua primeira ação como era implantar o plano de carreira dos professores, após três meses de empossado, a diretoria do sindicato procurou o prefeito que informou ter interesse, mas disse que não podia pagar um melhor salário aos professores”. 

Sinprose

“O Sinprose vem travando uma luta ferrenha contra a administração municipal de Praia Norte . Primeiro: Lutamos pela implantação do piso nacional e foi conquistado através de uma deflagração de uma greve que durou um mês. Tínhamos 10 reivindicações e desta, apenas três foram cumpridas: piso nacional, melhoria na qualidade da merenda e depois de um ano, paga-se o servidor em educação até o 5° dia útil de cada mês, mas o PCCR nunca foi implantado e o município demonstra não ter um mínimo de interesse em fazê-lo”, expressou o sindicalista.  

Em setembro de 2010, foi feito um acordo o qual colocou fim à greve com e que até dezembro de 2010 estaria sendo elaborado o Plano de Carreira e Renumeração,medida  que não foi cumprida. O PCCR é garantia dos direitos profissionais de uma classe de servidores – sejam federais, estaduais e municipais. “Os professores de Praia Norte se sentem desrespeitados e envergonhados com as atitudes do governo municipal”, disse o presidente do Sinprose. 

Temos procurado o diálogo, marcamos várias reuniões com o Prefeito Jader Pinheiro e enfrentamos dificuldades para sentarmos e resolver os problemas, a exemplo: tivemos uma reunião dia 14 de Maio de 2013 conversamos sobre necessidade de elaborar e implantar o PCCR, pois dentro do plano; contempla as demais reivindicações ficou acertado “consta em ata”, que na reunião seguinte o município apresentaria uma minuta do PCCR para ser analisado junto a equipe administrativa do munícipio e diretoria do sindicato juntamente com sua assessoria jurídica e nada foi apresentado.  O município solicitou um mês para dar uma resposta. De acordo com o Frazão caso nehuma medida seja tomada, os docentes entrarão em greve  até o fim do mês de março.

Fonte: Sinprose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.