Professores da rede municipal de Ourilândia do Norte (PA) entram em greve

Os professores da rede municipal de ensino de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (20) para cobrar o reajuste de 14,95% referente ao novo piso salarial anunciado pelo Ministério da Educação no início do ano. Nesta terça (21), os educadores retornaram às salas de aula para comunicar à comunidade escolar sobre a paralisação e os motivos.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), filiado à CTB, a justificativa do prefeito Júlio César Dairel foi de “total desrespeito” com a categoria e uma “afronta aos profissionais do magistério”.

“Foram várias ligações tanto para o prefeito quanto para o secretário de Educação. Várias reuniões e vários documentos protocolados na tentativa de garantir a aplicação de uma lei federal. Porém tudo em vão. Por duas vezes o prefeito pediu prazo para fazer cálculos e análises e disse que, após os estudos de Folha de Pagamento, feito de forma unilateral, nos apresentaria uma proposta. Pois bem, no dia 20 expirou o prazo solicitado e, como de praxe, em um documento infundado e descabido protocolado por um dos seus assessores jurídicos, fomos surpreendidos por não haver nenhuma proposta”, relatou o Sintepp, em nota.

Com o impasse, a entidade disse lamentar “profundamente”, o que classificou como “falta de compromisso e respeito” da prefeitura local com os profissionais efetivos do magistério. “O prefeito e o próprio secretário de Educação, que também é professor, conseguiram acabar com os direitos dos profissionais do magistério conquistados ao longo de vários anos com bastante lágrima, luta e suor. O não cumprimento da Lei Federal n° 17/2023, não só implicará na remuneração de nossos professores, como acarretará prejuízos na carreira da categoria para o resto de sua vida profissional”, concluiu o Sintepp.