Professores da rede estadual continuam em greve

Em assembleia realizada na tarde dessa terça-feira (18/05), na praça da ALMG, a categoria decidiu pela continuidade da greve. A próxima assembleia está marcada para o dia 25/05.
Sheila Moreno

Os professores continuam com a principal reivindicação que é a implementação do piso nacional. Durante o ato professores denunciaram que as promessas feitas pela secretária Vanessa Guimarães, durante reunião intermediada na ALMG dia 12/05 não estão sendo cumpridas, pois está havendo corte de ponto dos grevistas. Outro ponto colocado no ato foi a decisão do Tribunal de Justiça de Minas que declarou que a greve é valida.

Durante a assembleia, a presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) Beatriz Cerqueira afirmou que o comando de greve recebeu um telefonema do governo afirmando que está sendo redigido um documento proposta para ser apresentado.

A categoria decidiu que manterá a greve e caso o documento seja recebido, a assembleia marcada para o dia 25/05 pode ser adiantada.

A surpresa da vez foram os deputados da base do governo, Duarte Bechir e Doutor Viana que pediram a palavra para declarar apoio aos professores. Para eles o apoio dos deputados da base é fundamental para resolução do impasse.

Carlin Moura (PCdoB) fez o uso da palavra para manifestar a legitimidade da luta. “A categoria precisa ser valorizada, os trabalhadores precisam ser respeitados. Piso salarial nacional já!”, declarou. Os trabalhadores seguiram em caminhada até a praça 7.

Fonte: Sheila Cristina –  Belo Horizonte