Professores da Bahia decidem nesta 6ª feira se encerram greve

Em greve desde o dia 11 de abril, professores da rede estadual de educação da Bahia promovem nesta sexta-feira (03) uma nova assembleia para avaliar os rumos do movimento. Na última quarta-feira (01) uma assembleia arovou alguns pontos mínimos que serão apresentados ao governo do estado, em forma de uma carta, para que trabalhadores e governo possam por fim a greve da categoria.

De acordo coom Marilene Betros, dirigente da CTB e vice-coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), desde o início do movimento os professores têm tantado entrar em negociação com o governo estadual.  “Tentamos articular uma saída para o impasse, mas o governo não cede e o ano letivo está comprometido. Vamos encaminhar o fim da greve na assembleia de sexta (3), caso o governo se comprometer a cumprir uma pauta mínima, aprovada pela categoria e entregue ao governo. Agora, esperamos que o governo nos envie ela de volta assinada, concordando com os pontos”, revelou a sindicalista.

Segundo Marilene os pontos mínimos exigidos pelos docentes são: não punição aos professores em greve, devolução imediata dos quatro salários confiscados, devolução do dinheiro de contribuição sindical, retirada dos processos judiciais e reabertura da negociação.

“Começamos a greve unidos e vamos sair também unidos. Por isso, estamos pedindo a não punição de colegas que foram demitidos, mais de 100[157], do Reda [Regimento Especial de Direito Administrativo], uma espécie de contrato temporário, que não são concursados. Temos três professores em estágio probatório respondendo processo administrativo. Espécie de contrato temporário. Mas não é por isso que vamos deixá-los nessa situação”, comentou Marilene Betros .

O reajuste reivindicado pelos servidores públicos estaduais de 22,22% para equiparar o salário da categoria ao piso nacional determinado pelo Ministério da Educação (MEC), será discutido em mesa de negociação. O governo chegou a propor um reajuste parcelado, sendo 7% em novembro deste ano e 7% em março. Em janeiro, já foi concedido reajuste de 6,5% para todos.

Durante a assembleia desta quarta, os professores lembraram que o movimento de paralisação enfrentou difíceis momentos como a determinação do Tribunal de Justiça sobre a ilegalidade do movimento, o corte de salários dos grevistas e demissão de 157 docentes do Reda.

Portal CTB com informações do Vermelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.