Primeira rodada de negociação dos metalúrgicos de Caxias (RS) não traz avanços

A primeira rodada de negociação com a classe patronal, ocorrida na manhã da sexta-feira (14), frustrou os metalúrgicos de Caxias do Sul (RS), já que os patrões não apresentaram nenhuma contraproposta seja em relação ao reajuste de 14% como às cláusulas sociais reivindicadas.

O encontro, que durou cerca de duas horas, não trouxe nenhum avanço em termos de negociação.Num cenário em que as empresas locais estão apresentando bons resultados, com crescimento histórico acima da média do Rio Grande e do Brasil, contraditoriamente, a estratégia dos empresários pareceu ser a da “lamentação”.

Entretanto, os balanços das empresas em Caxias do Sul mostram que os resultados têm sido bons, além de estarem sendo beneficiadas pelos incentivos governamentais, tais como o programa para produção de ônibus escolares “Caminho da Escola”; o programa do PAC 2; a redução de energia em até 30% para a indústria, entre outros.

A posição do Sindicato na reunião foi de defender o acordo já. “Reafirmamos o nosso compromisso de que nesta campanha queremos um acordo que garanta um aumento real para a categoria e avanços em direitos fundamentais, previstos nas cláusulas sociais como a redução da jornada de trabalho, aumento no auxílio-creche,  transporte subsidiado, vale-cultura e o piso de R$ 1.270,00”, garantiu o presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Velho.

Leandro também disse que um bom acordo na campanha salarial dos metalúrgicos beneficiará toda a sociedade, pois com mais renda para o trabalhador há mais consumo e a economia local se movimenta. “Não abrimos mão de um bom acordo para os metalúrgicos, já que são eles que tem feito os bons resultados das empresas e da economia local”.

A próxima reunião está prevista para o dia 20, quinta-feira, e no dia 22 o sindicato dos Metalúrgicos realiza a Assembleia Geral com os trabalhadores para a definição dos próximos passos para a Campanha Salarial 2013.

Por: Fabíola Spindorello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.