Sindmetal Caxias do Sul (RS) impede retrocesso contra metalúrgicos da Dambroz e Damcar

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, unido aos trabalhadores que representa, alcançou uma grande vitória na noite desta segunda-feira (8).

Depois de três horas de negociações, foi firmado um acordo entre o presidente em exercício do Sindicato, Leandro Velho, o presidente do Simecs, Getúlio Fonseca e representantes das empresas Dambroz e Damcar, definindo que nos próximos 90 dias não haverá demissões nas duas empresas, exceto em caso de justa causa.

Além disso, os trabalhadores não terão descontadas as horas em que ficaram paralisados ontem, em manifestação motivada pelo grande número de demissões na última semana e o não pagamento de direitos trabalhistas. Por meio de seu Departamento Jurídico, o Sindicato também irá providenciar o pagamento do FGTS e do Seguro Desemprego para os trabalhadores demitidos.

Na manhã desta terça-feira (9), Leandro Velho falou para os trabalhadores sobre as decisões tomadas na reunião. “Foi uma grande luta nossa e uma grande vitória. Quando negociamos com os trabalhadores ao nosso lado, conseguimos o que queremos. Vamos fazer a nossa parte, trabalhar, produzir e cobrar quando algo estiver errado”, disse.

O presidente também solicitou a participação dos trabalhadores nas negociações do dissídio da categoria, que começam no mês que vem. “Somente unidos nós poderemos avançar nas conquistas para a nossa categoria”, explicou.

Fonte: Sindmetal Caxias do Sul