Presidente do Sintrase vê aumento de 5,26% como piada

Anunciado pelo governador Marcelo Déda (PT), no início da tarde desta segunda-feira, dia 24, o reajuste de 5,26% que será concedido aos servidores públicos do Estado provocou a indignação do presidente do Sintrase, Waldir Rodrigues, que usou o verbete “piada” para resumir a anúncio feito pelo governador. Considerando o percentual como insignificante para a categoria geral do Estado, o sindicalista ainda observou que para ter direito aos 5,26% anunciados, o servidor precisa ter pelo menos 18 anos no serviço público. Por volta das 15h, o governador concede uma coletiva, no Palácio dos Despachos, detalhando o aumento.

“Estes 5,26% nem chega para todo mundo. O governo dá uma tabela salarial da administração geral. E ele vai dos primeiros padrões de um ao sete, e aí tem de executor de serviços básicos, até um tecnólogo, o salário começa com R$ 510,00. E os outros três são níveis superiores (nível superior, nível superior pós-graduação, com mestrado e nível com doutorado). Então, quando o governo manda uma tabela para a Assembleia, manda começando em R$ 510,00. E quem ganha R$ 510,00, vai continuar ganhando R$ 510,00”, explicou, garantindo que quem entrou no Estado há dois anos, por exemplo, não tem aumento nenhum.

O sindicalista explicou ainda que o reajuste para quem ganha acima de R$ 510,00 é 0,5% a cada dois anos. Ou seja, para atingir os 5,26%, o servidor precisa ter 18 anos de serviços prestados. “Não é um reajuste linear, começando a tabela nos R$ 510,00 você aplicaria 5%. Só acima de 18 anos. Um vigilante, para dar um exemplo, é de 0,5%. Este tipo de reajuste não serve para a tabela da administração geral. É extremamente defasado. Os interníveis é 0,5%, isso a cada dois anos. Se você pega uma tabela da procuradoria, dos policiais, os interníveis são diferentes. Mas o da administração geral é de 0,5%. O que transforma qualquer reajuste que der numa piada. 5,26% é uma piada”, enfatizou Waldir.

Fonte: Joedson Telles