Prática de atuação em assembleias marca Curso para Mulheres da CTB-RS

A CTB-RS realizou, na quarta e quinta-feira (02 e 03), o II Curso de Formação de Lideranças para Mulheres, com o objetivo central de garantir às trabalhadoras a melhor capacitação nos espaços onde elas atuam, multiplicar o conhecimento adquirido na base, e instigar o senso crítico.

O presidente em exercício da CTB-RS, Sérgio de Miranda, participou da abertura do evento e falou da preocupação constante da Central de debater a importância da atuação feminina em espaços públicos e da luta pelo fim da desigualdade de gêneros. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) apoiou a atividade, realizada no Instituto de Formação Sindical Irmão Miguel, na rua Voluntários da Pátria, centro de Porto Alegre.

mulheres ctb rs3

A secretária da Mulher da CTB-RS, Lenir Piloneto Fanton, afirmou que a maioria das participantes deste curso, já havia acompanhado o primeiro, ocorrido no final do ano passado, por isso, na parte inicial do encontro foi dado espaço para que todas pudessem relatar as mudanças observadas nos últimos meses. “Estamos analisando os frutos que puderam ser colhidos graças ao outro evento. É interessante escutar relatos das participantes que dizem que cresceram muito como mulheres na sua entidade. Observamos também que é muito importante a mulher ser protagonista sindical, seja urbana ou rural, e para isto é preciso estar capacitada, afinal ninguém nasce sabendo. Há pouco, uma das participantes disse ‘Tudo que a mulher coloca a mão fica melhor’, mas para colocarmos a mão precisamos estar cientes do que queremos fazer”, defendeu Lenir.

mulheres ctb rs2

As atividades foram comandadas pela secretária da Mulher da CTB nacional, Ivânia Pereira, e pela coordenadora de Formação do CES e secretária nacional de Formação e Cultura da CTB, Celina Alves Padilha Areas. Um dos momentos mais marcantes do curso foi quando as participantes fizeram um exercício prático, em que se imaginaram numa assembleia com mais de 300 homens e precisavam falar em público, deixando claro seus posicionamentos sobre Eleições 2014, Copa do Mundo e presença feminina nas diretorias dos sindicatos. O último tema foi o mais abordado e todas se saíram muito bem, expondo que as mulheres são extremamente necessárias nos cargos de chefia.

As mais de 30 mulheres participantes do II Curso – vindas de diversas regiões do estado, em sua maioria meio rural e serra – deixaram energia e vontade de fazer diferente como marcas do encontro. Ao irem embora, demonstravam satisfação com os debates e aptidão para colocarem em prática os novos conhecimentos recebidos.

Fonte: CTB-RS (Foto: Aline Vargas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.