Policiais rodoviários aderem à greve nacional por melhores salários e condições de trabalho

Os agentes da Polícia Rodoviária Federal decidiram por unanimidade aderir à greve da categoria que atinge vários estados do Brasil. A paralisação, iniciada na segunda-feira (29), engrossa a lista de órgãos da administração pública paralisados para obter melhorias salariais e de condições trabalhistas.

De acordo com a Federação Nacional da Polícia Rodoviária Federal (FenaPRF), até o próximo dia 24, um dia depois da data na qual está prevista uma reunião com representantes do Ministério do Planejamento, 21 dos 24 sindicatos da FenaPRF estarão em greve.

O corpo policial reivindica um reajuste salarial, pagamentos adicionais por turnos noturnos e insalubridade e uma reestruturação do plano de carreira.

Entre os estados que começaram as mobilizações estão Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Paraíba.

De acordo com a lei, os grevistas devem notificar a seus superiores sua intenção de aderir à mobilização e publicar um relatório na imprensa com antecipação, motivo pelo qual os estados de São Paulo e Rio Grande do Norte entrarão em greve no próximo dia 24.

O corpo policial deve manter serviços mínimos, nos quais atenderão os casos de emergência como acidentes.

Com a decisão a PRF se soma a diversos setores como professores universitários, Polícia Federal, funcionários do Arquivo Nacional, Receita Federal e uma dúzia de ministérios que desde maio foram se incorporando à greve.

O Governo tem até o dia 31 deste mês para enviar ao Congresso seu orçamento para 2013, no qual deverá incluir sua previsão de despesas com os salários dos funcionários públicos.

Portal CTB com agências