Policiais civis em greve realizam bandeiraço em Recife nesta 6ª feira

Quem passar pela Avenida Agamenon Magalhães, que liga Olinda à Zona Sul do Recife, na manhã desta sexta-feira (03), vai ver bandeiras mostrando as reivindicações dos policiais civis pernambucanos, em greve desde o dia 23. Os manifestantes também estarão distribuindo uma carta aberta à sociedade.

“O que estamos colocando para o governo é que essa queda de braço não funciona mais. Já chegou o momento de ceder para a categoria e iniciar a negociação”, afirmou Cláudio Marinho, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), sobre a ausência de negociações salariais com o Estado.

Os grevistas reivindicam reajuste salarial de 65%, adicional noturno, horas-extras, vale-refeição e melhorias de locais de trabalho e equipamentos de segurança, como coletes à prova de bala, entre outras medidas. Eles pedem que o salário seja o segundo melhor do País e primeiro lugar no Nordeste, passando o inicial de Sergipe, que é de R$ 4150.

O governo alega que um acordo já foi fechado com a categoria em 2011, estabelecendo reajustes até 2014, prevendo aumento de 8,4% este ano; 8,14% em 2013; e, por último, 14,55%, segundo a secretaria estadual de Administração (SAD).

Avaliação positiva

Sobre a passeata realizada na tarde da quarta-feira (1º), a avaliação do presidente do sindicato é positiva. “Mesmo sofrendo pressão, os policiais que participaram não se intimidaram”, afirmou.

A manifestação terminou de forma pacífica, apesar da determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) solicitando que a Polícia Militar interviesse no protesto. O ato teve início em frente ao prédio do Instituto de Criminalística (IC), no Recife, e seguiu em direção à sede temporária do Executivo estadual, no Centro de Convenções (Cecon), Olinda, Região Metropolitana do Recife.

Ao final da passeata, houve uma assembleia, que decidiu pelo atendimento apenas nas delegacias de plantão de Casa Amarela, na Zona Norte da capital; Boa Viagem, na Zona Sul; e Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Também são mantidas as perícias após os crimes. Desde o início da greve, o Sinpol afirma que 30% dos serviços continuam sendo prestados.

Uma nova assembleia será realizada na próxima segunda-feira (6), para definir os novos rumos da mobilização.

Portal CTB com agências