PM e Bombeiros do Rio podem entrar em greve no Carnaval

Policiais militares e Bombeiros do Rio de Janeiro se reúnem em assembleia nesta quarta-feira (18) para decididr se paralisarão as atividades no próximo dia 10 de fevereiro, às vésperas do Carnaval. Os trabalhadores reivindicam, entre outros pontos, reajuste salarial, vale transporte e carga horária fixa de 40 horas.  A greve deve ser deflagrada caso as negociações com o governo estadual fracassem.

A proposta de cruzar os braços começou a ganhar força após a paralisação de PMs e bombeiros do Ceará, iniciada em dezembro do ano passado. No início deste mês, os grupos retornaram ao trabalho após ter parte das reivindicações atendidas.

Donos do pior salário-base do País, os policiais militares do Rio pleiteiam aumento dos vencimentos iniciais de R$ 1.031 para R$ 3 mil, sob alegação da periculosidade de suas atividades. Nas redes sociais e em blogs, o descontentamento dos militares já começou a se espalhar. Em um dos “folders virtuais” que circulam pela rede, as categorias são encorajadas a divulgar o movimento.

Entre as reivindicações, estão ainda o fim das prisões administrativas e a proteção dos policiais grevistas para “evitar atitudes truculentas do governo contra o movimento”. Em junho do ano passado, bombeiros militares do Rio de Janeiro foram presos após invasão do quartel-general da corporação. Eles chegaram a entrar em confronto com o Batalhão de Choque e o Bope.

Com informações do Terra Magazine