Plenária da CTB-MG discute atividades para o Dia Internacional das Mulheres

Por Anderson Pereira

A presidenta da CTB-MG, Valéria Morato, pediu nesta sexta-feira (05) que os sindicatos da base cetebista disputem espaços nos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres. A orientação foi durante um encontro virtual que reuniu  sindicalistas de todo o Estado, especialmente mulheres. Na ocasião, foram discutidas a organização de atividades para o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.

“Somos sindicatos classistas, ou seja, a nossa luta não é restrita a determinada categoria profissional. A emancipação das mulheres é a emancipação da classe trabalhadora. Participar dos Conselhos é fundamental nesse sentido”, afirmou ela.

Nas cidades que ainda não possuem Conselhos, a presidenta da CTB-MG recomendou que as mulheres sugiram a criação desses órgãos junto aos vereadores e prefeitos. O principal objetivo dos Conselhos é discutir e formular políticas públicas para as mulheres que sofrem, cada vez mais, com casos de violência doméstica e feminicídio.

Valéria Morato lembrou que a situação das mulheres piorou com o atual governo. A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damaras Alves, tem dificultado o repasse de verbas federais para essas instituições. Como se não bastasse, os Conselhos têm sido aparelhados por pessoas machistas, homofóbicas e conservadoras.

“No impeachment da Dilma, Bolsonaro saudou o torturador da então presidenta. Ele também já afirmou que não estupraria a Maria do Rosário (Deputada Federal). Vamos lembrar que Bolsonaro é apoiado por muitas pessoas que acreditam que as mulheres devem ser submissas aos homens”, lembrou Valéria Morato.

Nesse momento de pandemia e crise econômica, a presidenta da CTB-MG também falou sobre a situação das mulheres trabalhadoras. Ela lembrou que o desemprego é maior entre as mulheres, especialmente as negras. Segundo ela, a política neoliberal do governo Bolsonaro, que privilegia um Estado Mínimo, agrava essa situação.

A presidenta da CTB-MG ainda destacou a campanha da CTB-MG #VacinaeAuxílioJá. “Acabar com o auxílio afeta muito as mães solteiras e desempregadas. A nossa missão é pressionar o governo, mesmo que seja nas redes sociais”, disse ela.

Dia da Mulher

Durante a live, ficou decidido que os sindicatos enviarão para a CTB-MG as suas ações para o Dia da Mulher até o dia 20 deste mês. Várias sugestões de atividades foram sugeridas pelas participantes como carreatas, faixas, entrevistas para rádios locais e lives.

A secretária da Mulher Trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Celina Arêas, que também participou do encontro, informou que o Fórum Nacional das Centrais vai realizar várias lives e cursos ao longo do mês de março. No dia 07 do próximo mês, às 16h, será transmitida uma live cultural e de formação. Ela também sugeriu que os portais das Centrais Sindicais exibam, no dia 08 de março, uma fita preta como forma de protesto contra a violência. Todas as atividades serão definidas no próximo dia 11 deste mês.

Ao falar sobre o atual momento vivido pelas mulheres, Celina Arêas citou a escritora Simone de Beauvoir. “Basta uma crise política, econômica e religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados”.

Já a secretária Adjunta da Secretaria das Mulheres da CTB-MG, conhecida como Tetê, aproveitou para convidar todos(as) para a live da CTB-MG em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. A transmissão será no dia 04 de março (horário a confirmar). Ela ainda fez uma defesa do SUS e da vacinação para todos(as).

“Se depender desse governo, até o SUS será privatizado. Precisamos continuar mobilizadas para impedir esses e outros retrocessos. Nós, mulheres, somos sempre mais penalizadas. Por isso, o 8 de março deve ser um dia de luta, união e resistência”, disse ela.