Piso regional: CTB e entidades não abrem mão de 14% de reajuste

Reunidas na manhã desta quarta-feira (19) no gabinete do deputado Heitor Schuch (PSB), as centrais sindicais e federações de trabalhadores, atenderam o chamamento da CTB e definiram pela manutenção da reivindicação do reajuste de 14% para o piso regional.

Depois de a governadora ter enviado à Assembleia Legislativa projeto com índice de aumento de 6,9%, os representantes dos trabalhadores entendem que é possível sim chegar aos 14%. Tanto para repor as perdas dos últimos anos como para valorizar o salário mínimo estadual.

“Com esta proposta entendemos que o governo do Estado quer mesmo acabar com o piso regional, assim como os empresários gaúchos. Pois com a proposta do governo, em janeiro quando o mínimo nacional foi reajustado o piso regional ficará abaixo, então perde o sentido de existir”, explica o presidente da CTB/RS, Guiomar Vidor.

O deputado Schuch disse que o aumento proposta pela governadora significa apenas R$ 1,28 por dia. “O que os trabalhadores vão fazer com R$ 1,28 por dia”, questiona o deputado.

Às 16h as centrais sindicais foram recebidas pelo presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini. Para Guiomar Vidor, presidente da CTB, a reunião teve por objetivo a construção de uma emenda que garanta ao menos parte das perdas sofridas pelo mínimo regional, que somam 30%.

Fonte: Márcia Carvalho – Assessoria Fecosul

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.