Pesquisa revela que taxa de desemprego continua alta em Salvador

Uma Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Dieese, Seade e Setre, relevou que janeiro, a taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Salvador permaneceu relativamente estável, ao passar de 16,9% da População Economicamente Ativa (PEA) para 17%.

A taxa de desemprego aberto permaneceu em 12,4% e a de desemprego oculto passou de 4,5% para 4,6%. 

O contingente de desempregados no primeiro mês de 2014 foi estimado em 321 mil pessoas, 6 mil a mais que no mês anterior. O contingente de ocupados passou de 1.549 mil para 1.565 mil pessoas. Segundo os principais setores de atividade econômica analisados, houve crescimento no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas e no setor serviços, relativa estabilidade na construção e queda na indústria de transformação.

Em relação a janeiro de 2013, a taxa de desemprego total diminuiu ligeiramente, ao passar de 17,3% para os atuais 17,% da PEA. Esse resultado deveu-se exclusivamente a taxa de desemprego oculto, que passou de 5,7% para 4,6%, já que a de desemprego aberto cresceu no período, passando de 11,6% para 12,4%. No mesmo período, o contingente de desempregados diminuiu em 4 mil pessoas, devido ao aumento da ocupação em 10 mil pessoas e à relativa estabilidade da População Economicamente Ativa, cujo contingente evoluiu de 1.880 mil pessoas para 1.886 mil. A taxa de participação diminuiu de 60,6% para os atuais 59,7%.

Portal CTB com agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.