Paralisação revela insatisfação dos metalúrgicos de Caxias do Sul (RS)

Cerca de 400 trabalhadores do turno da manhã da Intral paralisaram as atividades por duas horas e meia na manhã desta segunda-feira (1º). O sindicato realizou mais um assembleia na porta da fábrica, seguindo com a jornada de lutas em busca de valorização na Campanha Salarial 2013.

Após a assembleia, onde foram debatidas questões referentes à Campanha Salarial deste ano, a dificuldade de negociação com a patronal e a recusa do índice oferecido pelos empresários, os trabalhadores seguiram paralisados reivindicando melhorias na empresa e demonstrando a indignação e clamando por valorização. O sindicato apoiou os trabalhadores e se reuniu com representantes da empresa com o intuito de resolver os problemas de assédio moral relatados por eles.

Uma das principais queixas dos trabalhadores é referente ao assédio moral no relacionamento chefia e trabalhadores. A empresa se comprometeu a resolver o problema. Outra questão abordada na reunião foram questões referentes ao transporte e aos atestados. A partir de hoje, a empresa passa a aceitar todos os atestados médicos. Quanto ao transporte, ficou acordado que os cartões de ônibus sejam todo mês carregados totalmente e não apenas completadas as unidades. A empresa não possui transporte próprio, os trabalhadores utilizam o transporte público para se deslocarem até a empresa. As horas paralisadas não serão descontadas.

“A união da categoria e a confiança deles no sindicato é fundamental. Só com união e mobilização conseguimos garantir nossos direitos. O sindicato está sempre ao lado dos trabalhadores para garantir os seus direitos. Essa confiança que eles demonstraram ter no sindicato, nós também temos na categoria. Isso é fundamental para debatermos e resolvermos os problemas juntos”, destacou o presidente em exercício do sindicato, Leandro Velho.

Além isso, Velho salientou ainda que essa união precisa ser demonstrada também no dia 8, quando a categoria realiza grande manifestação em prol de valorização. “Na próxima segunda-feira contamos com o apoio de todos os trabalhadores, para juntos, mostrarmos a força e a grandeza da categoria metalúrgica. Nós produzimos com qualidade, merecemos ser valorizados. O rumo que as negociações da campanha salarial tomaram só demonstram que a classe patronal desqualifica e desvaloriza o trabalhador que é mão-de-obra qualificada e que tanto se dedica para agregar valor ao produto dos empresários. Temos que demonstrar a nossa força também para reivindicar. Contamos com o apoio de todos.”

O sindicato juntamente com a categoria metalúrgica e a sociedade caxiense vem intensificando a sua jornada de lutas na Campanha Salarial 2013 com paralisações e assembleias nas portas das fábricas. No dia 08 de julho está prevista uma grande mobilização da categoria.

Mais respeito aos direitos, à saúde e ao valor de trabalho dos metalúrgicos. Com esta frase síntese a categoria metalúrgica está novamente em marcha, na luta por reajuste de 14%, garantindo assim mais valorização salarial com aumento real, e mais direitos, como a redução da jornada para 40 horas semanais, auxílio-creche, estabilidade para os acidentados, piso de R$ 1.270, transporte subsidiado, igualdade salarial entre homens e mulheres e vale-cultura, entre outros.

Por Fabíola Spiandorello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.