Outubro Rosa: Sindicalista sergipana alerta para o câncer de mama

Para ajudar na disseminação do movimento Outubro Rosa, a diretora do Sindicato dos Funcionários dos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase), Elma Andrade dos Santos está alertando às servidoras públicas a realizarem de forma periódica e mais precocemente o diagnóstico do câncer de mama.

“O Outubro Rosa é um movimento simples, alegre e feminino que conquistou o mundo e vem motivando vários povos em torno de uma nobre causa: a luta contra o câncer de mama. Como a nossa categoria é composta de maioria de mulheres, o SINTRASE aproveita para ressaltar a importância da prevenção do câncer de mama, uma doença que mais mata as mulheres no Brasil”, dissemina Elma Andrade.

Elma afirma que a prevenção ao câncer de mama deve ser contínua, regular e precoce. “Porém, geralmente essa doença é descoberta muito tardiamente e atinge milhões de mulheres em todo o mundo. E o Outubro Rosa tem a missão de ajudar a alertar a população feminina para a importância da prevenção e do diagnóstico mais precoce da doença. Esse movimento consagrou o mês de outubro como um momento internacional de alerta para a prevenção ao câncer de mama”, afirma a sindicalista.

Ela se baseia nos dados do Instituto Nacional do Câncer e diz que “no nosso país, a estimativa é de que mais de 57 mil novos casos sejam diagnosticados até o fim de 2014. O câncer de mama ainda é a doença que mais mata mulheres no país, por causa do diagnóstico tardio”.

A sindicalista lembra que o jeito mais eficaz para a detecção precoce é a realização de exames clínicos e mamografia. “Mulheres a partir dos 30 anos, com casos de câncer na família, e dos 40, sem histórico familiar, devem realizar a avaliação clínica, obrigatoriamente, uma vez por ano”, lembra.

Fonte: Sintrase