Novembro Azul: o que é câncer de próstata

Durante todas as quintas-feiras de novembro, o Sindicato dos Metalúrgicos e Metalúrgicas de Betim e Região vai disponibilizar matérias informativas sobre o câncer de próstata com o objetivo de prevenir os trabalhadores e auxiliar os que estão enfrentando esse problema.

Na primeira semana, vamos tratar sobre o que é o câncer de próstata. Você sabia que a próstata é uma glândula masculina responsável pela produção do sêmen? Localizada na parte baixa do abdômen, ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

O tumor cresce de forma lenta, podendo levar até 15 anos para atingir o tamanho de 1cm³. Mas, existem casos de crescimento rápido, que o tumor se espalha para outros órgãos e pode levar a morte. Por isso é tão importante que seja feito o exame para diagnóstico precoce da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, esse tipo de câncer é responsável por pouco mais de 65 mil novos casos só em 2020, ocasionando 1.576 óbitos. Considerada uma doença da terceira idade já que 75% dos casos são diagnósticos em homens a partir dos 65 anos.

Não deixe de se cuidar, procure o médico e se for preciso, faça o exame!

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região