Nova diretoria do Sintep toma posse

Realizada na noite da última sexta-feira, 14/05, no auditório da Faculdade de Alagoas – FAL, em Maceió, a posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Privado de Maceió – SINTEP, eleita para o triênio 2010-2013, quando a entidade passará a ser presidida por Robson Câmara, dirigente estadual da CTB.
Expressando a unidade que caracterizou as eleições da nova diretoria do SINTEP em Alagoas, o ato de sua posse contou com a presença de representantes de três centrais sindicais atuantes no estado, representantes dos partidos PCdoB e PT, de vários sindicatos, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE, assim como de diversas outras lideranças e um grande número de membros da categoria e da sociedade alagoana.

A mesa foi composta pela então presidente do SINTEP, Maria Madalena, eleita como vice-presidente na nova diretoria, por Neide Gerônimo, então secretária geral do SINTEP, cargo que ocupará também na nova direção, pelo secretário geral da CTB, Pascoal Carneiro, pela representante da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – FITRAEMTMS, Nara Teixeira, pelo representante da CONTEE, Jackson Bezerra, pelo presidente estadual da CGTB, Sérgio Cabral, pelo presidente estadual da CTB, Gerivaldo Pontes, pela diretora estadual da CUT, Elida Miranda, pelo presidente estadual do PCdoB, Eduardo Bomfim, pela presidente municipal em Maceió do PT, Lenilda Lima, e pelo vereador de Maceió e representante da OAB/AL, Marcelo Malta.

Empossada a nova diretoria do SINTEP, quando a entidade completa seus 13 anos de fundação, o novo presidente, Robson Câmara fez seu discurso, destacando os grandes avanços na conquista dos direitos dos trabalhadores obtidos nos últimos oito anos do Governo Lula, quando foram superados os obstáculos impostos pela política neoliberal dos dois governos de Fernando Henrique Cardoso e se atingiu o maior valor real do salário mínimo nos últimos 28 anos.

Robson Câmara destacou ainda que o mercado de trabalho é o melhor em quatro anos e o desemprego é o menor desde 2002. Em seu discurso o novo presidente do SINTEP considerou também a importância da lei que reconhece as centrais sindicais, sancionada pelo presidente Lula, afirmando: “esse reconhecimento legitima, fortalece e dá representatividade às centrais sindicais. Mas, muito ainda temos de caminhar em busca de novos avanços. Os sindicatos em todo o país fazem coro com a campanha nacional pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução salarial, por meio da aprovação da PEC 393/01. O SINTEP também participou e participa de todas essas conquistas e lutas”.

Robson Câmara afirmou que firma o compromisso de fortalecer o sindicato, propondo para a nova gestão o desafio de ampliar a base do sindicato em todo o estado de Alagoas, com vistas à unificação e fortalecimento da luta dos trabalhadores no estado.

Após o discurso do presidente eleito foram convidados a se pronunciar os membros da mesa, e solicitada a palavra do presidente estadual do PCdoB, Eduardo Bomfim que parabenizou e destacou a importância da unidade obtida nas eleições da diretoria empossada, que expressa a compreensão da necessidade da unidade do povo brasileiro neste momento vivido pelo País, em que se coloca à nação, no processo eleitoral que se avizinha, a discussão e escolha do projeto que será vencedor e definirá os rumos do Brasil nos próximos anos – a continuidade do projeto de desenvolvimento com cada vez mais inclusão e justiça social, com soberania, ou o retorno ao fracassado projeto neoliberal, e retrocesso das conquistas obtidas nos dois governos do presidente Lula.

O secretário geral da CTB, Pascoal Carneiro, enfatizou a importância da politização do movimento sindical, o que é muito atacado pelos setores conservadores do País, porque a luta consciente dos trabalhadores é fundamental na batalha para a definição de rumos do Brasil. Pascoal Carneiro destacou ainda que é muito importante o engajamento dos trabalhadores, sindicatos, centrais sindicais, na eleição de uma bancada na Câmara Federal e no Senado identificada com os interesses dos trabalhadores.

No pronunciamento dos representantes estaduais das três centrais sindicais – CTB, CGTB e CUT, foi declarada a intenção da construção de um trabalho conjunto das centrais sindicais com representação e atuação no estado de Alagoas, na perspectiva de fortalecimento e união dos trabalhadores.

Da redação com Selma Villela, de Maceió.