Nova diretoria do Sindimetal-Angra toma posse

A nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis e Região (Sindimetal-Angra) foi empossada na noite da última sexta-feira (23), em Angra dos Reis. Fruto de uma expressiva vitória eleitoral e de uma construção que primou pela unidade, a nova diretoria teve sua posse convertida num verdadeiro ato político em defesa da democracia, da soberania nacional, da defesa dos sindicatos e da recuperação do setor naval e dos empregos. O mandato irá até 2023.

Diversas autoridades estiveram presentes na cerimônia, com destaque para a Deputada Federal Benedita da Silva (PT), o Presidente da CTB Rio de Janeiro, Paulo Sérgio Farias, assim como membros da direção estadual da CUT, da CMN e da Força Sindical.

“A reeleição da presidenta Cristiane Marcolino para o Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis e Região, liderando a Nova Chapa do Peão é um marco na conjuntura atual. Registre-se que a presidenta Cristiane Marcolino é a primeira mulher a assumir a presidência desse sindicato histórico. A conjuntura atual, marcada por duro ataque aos sindicatos, a entrega da soberania nacional e de retirada de direitos da classe trabalhadora impõe que a construção de uma frente política, de amplo caráter unitário, se dê de forma objetiva para enfrentar essa onda conservadora promovida pela ultra direita no poder. O sindicato, filiado à CTB também tem em sua constituição a filiação à Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT e da Federação dos Metalúrgicos da Força Sindical. Temos certeza que esta construção política solidifica as ações que esta nova gestão Se propõe a assumir como tarefa, unir a categoria em defesa da democracia, da defesa dos direitos da classe trabalhadora e da democracia.” – afirmou Paulo Sérgio Farias, presidente da CTB-RJ.

Com uma votação expressiva, a nova “Chapa do Peão” venceu as eleições para a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis e Região. O processo contou com apenas uma chapa na disputa e reconduziu a companheira Cristiane Marcolino para mais uma gestão à frente da entidade. Apoiada pela CTB, a nova “Chapa do Peão” também recebeu declarações de apoio de dirigentes da CUT e da Força Sindical, mostrando a amplitude da gestão que se renova para mais um mandato. Num universo de pouco mais de 600 votantes, a chapa contou com 530 votos a seu favor. Em entrevista ao Portal CTB-RJ, à época da eleição, a presidenta reeleita Cristiane Marcolino afirmou:

“Estou feliz pela participação intensa dos trabalhadores, que nos renderam mais de 80% de votos. Votos de confiança e de continuidade no trabalho que fizemos até aqui. Pegamos o sindicato dentro de uma conjuntura econômica e política totalmente voltada para o desmonte da indústria naval, mas conduzimos a entidade com responsabilidade, pé no chão, sempre com a bandeira de luta pelo emprego e pelo não fechamento do estaleiro, como o que vimos pelo Brasil afora. A nossa bandeira seguirá pautada pela manutenção dos empregos, e pela retomada da indústria naval para que os pais e mães de família desempregados oriundos da indústria naval possam retomar seus empregos perdidos.” – disse Cristiane Marcolino, presidenta reeleita.

Serão, agora, mais quatro anos de luta com Cristiane Marcolino à frente do Sindicato. Durante a cerimônia, o Presidente da CTB-RJ entregou uma placa de homenagem à nova diretoria do Sindimetal-Angra, uma das entidades filiadas à Central no Rio de Janeiro.

Fonte: CTB RJ