Nota de repúdio da Fetiep contra o pacote de maldades de Beto Richa

A sociedade paranaense não pode suportar a carga da incompetência administrativa do governo do Paraná. Estarrecidos, recebemos a notícia do “pacote de maldades” que o governador enviou para aprovação na Assembleia Legislativa. Nós não podemos engolir calados e aceitar esta caçamba de impostos, aumentos absurdos da carga tributária e uma enxurrada de medidas que afetam os salários e as aposentadorias dos trabalhadores, a produção e vai como conseqüência, contribuir para o aumento vertiginoso da inflação. Nós temos o direito à indignação e à revolta contra este estrondoso achaque ao povo do Paraná.

Durante a campanha eleitoral Beto Richa cantou de galo dizendo que a “casa estava arrumada” e que o povo veria um montão de realizações. Agora reconhece que o Estado está quebrado e segue a orientação de Maquiavel: a maldade deve ser feita em uma só tacada, para que o povo sinta apenas uma vez o ardor do chicote. 

Na semana passada já tinha pedido cheque em branco para os seus deputados aliados, para remanejar o orçamento em 15%. O que corresponde a R$ 7,3 bilhões. Outra emenda prevê o repasse de R$ 90 milhões da Defensoria Pública para o Governo. Um absurdo! 

Férias: Richa determinou que o pagamento do terço de férias de todos os funcionários da administração direta seja pago somente no ano que vem e em três parcelas.

IPVA: aumento de 40% e redução de 5% para 3% o desconto para pagamento à vista. E mais, suprime o desconto de 10% em parcela única.

ICMS: aumento do ICMS da gasolina de 28 para 29%.

Aposentados: Richa vai taxar em 11% os aposentados e pensionistas que recebem acima do teto do INSS. E mais, vai implantar o regime de previdência complementar estabelecendo este mesmo teto como limite máximo para o pagamento dos benefícios. E ainda, todos sabemos que os inativos não contribuem com a Paranaprevidência desde 2003, porque Requião garantiu a isenção.

Secretarias: Richa vai acabar com três Secretarias. A primeira é a do Trabalho, que para ele não tem serventia nenhuma porque não está nem aí para a classe trabalhadora e o setor produtivo. Pasmem os empresários, vai extinguir a Secretaria de Indústria e Comércio. E a outra de Relações com a Comunidade. Que se lasque a comunidade!

Empréstimo: Tem a pachorra de pedir mais dinheiro. Pede aprovação para empréstimo de 300 milhões de dólares para o BID, prá gastança. Só para a festa de posse pediu 200 mil reais. São ao todo 20 medidas desde calibre, todas, absolutamente todas, penalizam o povo que vai pagar a conta da incompetência administrativa, da falta de planejamento e de respeito com o dinheiro público.

Nós da Fetiep (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná), os sindicatos filiados, a Fiep, as centrais sindicais, as entidades da sociedade civil, temos que tomar uma atitude contundente. Não podemos aceitar passivamente este verdadeiro assalto às nossas parcas finanças para sustentar um governo sem eira nem beira.

Nesta terça-feira (9), estas medidas amargas, deverão estar em votação na Assembléia Legislativa do Paraná. É nosso dever impedir que isso se torne realidade. Ainda podemos impedir esta patranha contra o povo.

Conclamamos a Sociedade Parananense para à luta!

Vamos Barrar o Pacote de Maldades do Governador do Paraná!

Todos à Assembleia!

Luiz Gin – Presidente da Fetiep

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.