Nota da CTB-MG em solidariedade aos jornalistas

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais (CTB-MG) vem a público manifestar a sua solidariedade a todos os jornalistas do Estado que, nessa quinta-feira, foram surpreendidos com ameaças de morte em Belo Horizonte.

Palavras de ódio aos profissionais da imprensa foram pichadas num tapume próximo ao Hospital das Clínicas, na região hospitalar da capital, com os seguintes dizeres:

“Colabore com a limpeza do Brasil matando um jornalista todo dia”. “Jornalista bom é jornalista morto”. “Colabore com a limpeza do Brasil, mate um jornalista, um artista, comunista por dia”, dizia outra frase.

Desde a posse do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o número de ataques contra jornalistas aumentou no país. Segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Brasil registrou, em 2019, um aumento de 54% de ataques físicos ou moral contra os profissionais da imprensa na comparação com o ano de 2018. Somente Jair Bolsonaro foi o responsável por 121 dos 208 ataques contra jornalistas.

A CTB-MG entende que esses ataques contra os jornalistas são estimulados pelas atitudes do presidente que ameaça quem se opõe a ele e ao seu governo medíocre. Os jornalistas são trabalhadores que estão na linha de frente neste momento de pandemia e não devem ser confundidos com a linha editorial das empresas para as quais trabalham.

Lembremos que o Brasil registra 14.131 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 206.507 casos confirmados. O país já ocupa o sexto lugar no número de mortes no mundo. O EUA lideram com mais de 85 mil mortes.

Apesar desta situação de calamidade pública, Bolsonaro e os seus apoiadores seguem estimulando o ódio e a violência. Enquanto isso, milhares de trabalhadores ainda não receberam o auxílio emergencial do governo. O reflexo são filas imensas nas agências da Caixa Federal em todo o país.

A CTB-MG, portanto, repudia esses ataques contra os jornalistas e conclama os trabalhadores a unirem-se contra este governo antipopular e antidemocrático.

Trabalhadores, uni-vos!

Juntos, Somos Mais Fortes!