No Dia da Mulher, SindMetal Jaguariúna (SP) celebra os avanços da luta feminista

Mais que uma comemoração, um momento de reflexão sobre as conquistas e os desafios da mulher para superar as barreiras que ainda limitam suas possibilidades na sociedade atual. Foi esta a maneira escolhida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal) para celebrar o Dia Internacional da Mulher, na sexta-feira, 8 de março.

Dia internacional mulher jaguariuna

Dia internacional mulher jaguariuna3

O evento reuniu mais de 150 pessoas no salão de assembleias do SindMetal, em Jaguariúna, plateia formada, claro, principalmente por mulheres. A elas foi dedicada uma programação que começou com uma palestra realizada pelo médico da rede pública de saúde de Pedreira, André Pinto Lemos de Farias, sobre a Saúde da Mulher, em que foram tratados temas como a prevenção ao câncer de mama e cuidados com a saúde em geral. Em seguida a professora Aline Rodrigues, do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (APEOESP), discutiu o tema “Preconceito contra a mulher”, assunto ainda tão presente na sociedade brasileira.

As convidadas foram homenageadas com uma apresentação musical repleta de canções especiais do universo feminino, receberam presentes da entidade e participaram do sorteio de dezenas de prêmios, muitos deles doados por comerciantes da região. Festa e reflexão foram a marca do evento, que buscou ressaltar a importância de uma maior participação feminina na vida política e sindical do país.

“O 8 de março não pode ser considerado um dia de festa apenas. Temos que lembrar e refletir sobre a discriminação e preconceito que a mulher ainda sofre no mercado de trabalho e das agressões domésticas que muitas vezes acabam ficando sem punição. Ainda há um longo caminho a ser percorrido até que a mulher alcance o pleno respeito e a igualdade de condições com os homens”, destacou o presidente do SindMetal, José Francisco Salvino, o Buiú.

O diretor da entidade Valdir Pereira Silva reforçou o discurso. “Graças à luta de uma mulher chamada Maria da Penha hoje temos uma lei rigorosa contra os agressores covardes. Sua determinação em fazer justiça deve servir de exemplo para todos nós”, disse, referindo-se a lei que combate e pune a violência contra a mulher no país.

O evento foi encerrado com um coquetel de confraternização para celebrar os avanços da luta feminina e o papel fundamental desempenhado pela mulher em todas as esferas da sociedade.

Fonte: Sindmetal Jaguariúna