No dia da Independência do Brasil, Belo Horizonte recebe ato em defesa da educação pública e pelo “Fora Bolsonaro, Fora Zema”

Belo Horizonte despertou nessa segunda-feira, Dia da Independência, na luta pelo Fora Bolsonaro, Fora Mourão, Fora Zema, e em defesa da educação e dos serviços públicos. A iniciativa do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE-IFMG) em parceria com o Coletivo Alvorada, uniu esforços para estender enormes faixas na Praça do Papa com mensagens denunciando a negligência do governo Bolsonaro diante das mais de 120 mil mortes por COVID-19 no Brasil; contra o governo de Minas Gerais e o Executivo Federal que estão retirando direitos dos trabalhadores da educação e cortando o orçamento das Instituições Públicas de Ensino.

O SINASEFE IFMG estendeu uma faixa em homenagem ao trabalhador do IFMG e sindicalizado, José Luís Rosa, que morreu na última sexta-feira (04/09) após lutar bravamente contra as complicações do coronavírus.

A ação na capital foi o desfecho de série de mobilizações que percorreu todas as cidades que têm campus do IFMG. Ao todo foram contempladas as cidades de Arcos, Piumhi, Formiga, Ponte Nova, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Congonhas, Governador Valadares, São João Evangelista, Sabará, Santa Luzia, Ipatinga, Betim, Ribeirão das Neves e Ibirité. Com as faixas estendidas, são feitas imagens aéreas da mobilização que são compartilhadas nas redes sociais.

O objetivo é destacar as insatisfações dos trabalhadores da educação com as medidas arbitrárias do governo Bolsonaro e Zema diante da pandemia do coronavírus, com o corte de 18,2 bilhões promovido pelo Executivo Federal no orçamento de 2021 das universidades e institutos federais de ensino, e com a PEC da reforma administrativa, que desmonta o serviço público. Fatos esses que colocam em xeque o funcionamento da educação pública nos próximos anos.

Cabe ressaltar que as manifestações não estão sendo convocadas para evitar aglomerações e que o combinado são de, no máximo, dez pessoas presentes, de máscaras e com distância uma das outras seguindo as recomendações sanitárias. As mobilizações estão sendo feitas no horário de baixa circulação de pessoas.

Fonte: SINASEFE-IFMG/Coletivo Alvorada

Confira as imagens das mobilizações por Minas Gerais:

? Região Metropolitana (Betim, Ibirité e Ribeirão das Neves) – https://youtu.be/RHtBmTHvpjU
? Ouro Preto – https://www.youtube.com/watch?v=_BaZZh5Jdrc
? Região dos Inconfidentes –https://www.youtube.com/watch?v=IX-aoEKwFNs
?Vale do Rio Doce – https://www.youtube.com/watch?v=0slQ5YtWPD0
?Região Metropolitana (Sabará e Santa Luzia) – https://www.youtube.com/watch?v=qPMDq0PgD4s
?Oeste de Minas – https://www.youtube.com/watch?v=wHxcABG4Ra0

Mais informações: www.sinasefeifmg.com.br