Sem acordo, metalúrgicos da Pacetta (SP) devem cruzar os braços

Continua o impasse nas negociações com a Metalúrgica Pacetta, de Amparo, pela PLR – Participação nos Lucros e Resultados. Após duas novas reuniões com o SindMetal, nos dias 3 e 10 deste mês, não houve avanços no valor da proposta, que foi mantido em R$ 550,00. Na tentativa de buscar um acordo o Sindicato chegou a baixar a pedida de R$ 800,00, mas a única melhoria apresentada pela empresa foi a antecipação da segunda parcela do ano que vem para este ano, com o pagamento sendo dividido nos meses de outubro e novembro.

A proposta de R$ 550,00 já foi reprovada duas vezes em assembleia. Apoiado pelos trabalhadores e trabalhadoras, o Sindicato tem lutado muito para que eles tenham direito a receber uma PLR pelo menos digna de todo o esforço que é dedicado ao longo do ano para encher o cofre da empresa

“Se o bem mais valioso para uma empresa é o trabalhador, com certeza não é para a Pacetta. Se assim fosse, ele seria valorizado com uma PLR decente, um bom convênio médico para ele e seus dependentes, cesta básica digna, qualificação profissional, plano de cargos e salários, etc. Mas, ao contrário, o que temos visto é a defasagem no valor da PLR e a tentativa de dificultar o recebimento de benefícios mínimos, como é o caso da cesta básica”, afirma o presidente do SindMetal, José Francisco Salvino, o Buiú.

Buiú explica que o valor oferecido pela Pacetta é um dos mais baixos de toda a base metalúrgica da região, ficando abaixo até mesmo do que foi pago dois anos atrás na empresa. Para efeito de comparação, observe o quadro com os últimos acordos de PLR fechados pelo SindMetal. Das empresas abaixo, apenas a Magneti Marelli e a Delphi são multinacionais; as demais são do mesmo porte ou até menores que a Pacetta. Confira:

“Portanto, companheiros e companheiras, não podemos mais aceitar que a empresa nos trate desta forma. Apenas com unidade e mobilização vamos conseguir combater a arrogância desses patrões. Contem sempre com a gente, o Sindicato está com vocês até o fim”, finaliza o presidente do Sindicato.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna