Na fé e na luta, CTB e sindicatos marcam presença no Bonfim

A segunda quinta-feira de janeiro voltou a ser palco de muita fé e de uma multidão de pessoas percorrendo as ruas da Cidade Baixa, em Salvador. Após dois anos sem festejos presenciais, por conta da pandemia da Covid-19, a Lavagem do Bonfim voltou em grande estilo.

Homenageando o bicentenário da Independência da Bahia, com o tema “Há 100 anos cantando Glória a Ti neste dia de glória”, o festejo marca 280 anos de devoção. E, como sempre, teve a presença da CTB Bahia, sindicatos, partidos e organizações dos movimentos sociais.

“Sempre dizemos que começar bem o ano é no Bonfim. É com a fé e a luta do nosso povo que vamos vencer os desafios desse ano. Com a força da classe trabalhadora, vamos atuar para ajudar o governo Lula a reconstruir o Brasil, com crescimento econômico, emprego, direitos e valorização do trabalho”, afirmou a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza.

Um dos coordenadores da caminhada e secretário de Combate ao Racismo da Central, Jerônimo Júnior, destacou a importância da data. “Sempre marcamos presença na festa do Bonfim, trazendo nossas bandeiras de luta. É bom ver que as pessoas acompanham e respeitam nossa passagem, pois sabem que reverenciamos a religiosidade dos baianos sem deixar de colocar nossa marca de luta”, enfatizou.

Marcaram presença na caminhada dirigentes de vários sindicatos, como bancários, médicos, comerciários de várias cidades, metalúrgicos, trabalhadores da construção civil, postos de combustíveis e da Ufba (Assufba), professoress (APLB), profissionais da saúde (Sindsaúde), Fetag, entre outros.