Motoristas de ônibus de Guarulhos cruzam os braços

Os motoristas e cobradores de ônibus de Guarulhos, na Grande São Paulo, entraram em greve à 0h desta quarta-feira (19). Estima-se que 1,3 milhões de pessoas foram prejudicados com a greve.

Segundo o presidente do sindicato da categoria, Orlando Mauricio Junior, hoje foi feita uma nova contraproposta, de 6% de reajuste, ao invés dos 5,5% oferecidos anteriormente, e equiparação do salário do ‘motorista leve’ (que exerce dupla função em micro-ônibus e ganha menos que um motorista de um veículo grande) ao do ‘motorista pleno’ em um ano.

No entanto, os trabalhadores reivindicavam um aumento salarial de 14,10%, vale refeição de R$ 12, fim da dupla função (motorista e cobrador ao mesmo tempo), 30 minutos de refeição remunerada, melhorias no convênio médico e cesta básica, além da jornada de 40 horas semanais. A data-base da categoria é em 1º de maio.

De acordo com Junior, a paralisação não tem prazo para acabar. Porém, no decorrer do dia alguns ônibus voltaram a circular. Os grevistas estão concentrados na garagem da empresa Viação Vila Galvão, quando motoristas tentam sair com os ônibus são abordados pelos grevistas para não saírem da garagem.

Enquanto durar a paralisação, a Secretaria de Transportes de Guarulhos autorizou as lotações regulamentadas a operarem durante todo o dia, sem restrições. Os motoristas de táxis também foram liberados para transportarem passageiros pelo sistema de lotação.

Com informações das agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.