Motoristas de Fortaleza fazem paralisações diárias de advertência

Desde a última segunda-feira (24), motoristas e cobradores de ônibus de Fortaleza realizaram uma manifestação em frente a uma empresa de transportes, no Passaré, em Fortaleza. A categoria, que está em período de negociação com as empresas de transporte urbano, promete parar as atividades uma hora por dia, de segunda (24) até quinta-feira (27). Um dos pontos principais de reivindicação é a data-base, ainda indefinida mesmo depois de três rodadas de negociação.

Os motoristas pedem reajuste de 45,61%, mas a classe patronal ofereceu 4,5%, segundo afirma o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará, Francisco Sérgio Barbosa. Ele explicou que não houve uma paralisação, mas uma assembléia da categoria no período da manhã, o que acarretou em alguns atrasos nos terminais.

Sérgio Barbosa garantiu que as assembléias continuarão até quinta-feira (27), realizadas em diferentes locais. Na sexta-feira (28), haverá uma reunião de negociação com o sindicato patronal. O sindicalista não descartou a possibilidade de greve, e se acontecer, a categoria respeitará os prazos e distribuirá panfletos à população.

O presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, Etufor, Ademar Gondim, informou que a companhia pode ser punida por não ter liberado a saída dos ônibus. O correto funcionamento dos transportes, em respeito aos itinerários e horários previstos, é uma exigência contratual e, portanto, deve ser seguida.

Da redação com informações das agências

Ônibus podem parar em Fortaleza

A manhã desta segunda-feira (24) foi de atrasos em terminais rodoviários de Fortaleza. Muitas pessoas, que utilizam ônibus para ir ao trabalho ou à escola, foram surpreendidas por uma paralisação de cerca de uma hora dos motoristas da empresa Dragão do Mar. A categoria está em período de negociação com as empresas de transporte urbano. Um dos pontos principais de reivindicação é a data-base, ainda indefinida mesmo depois de três rodadas de negociação.

Fonte: Márcio Dornelles