Motoboys promovem protestos em São Paulo contra a nova fiscalização

Centenas de motoboys participaram de protestos nas principais vias de São Paulo ao longo da última quinta-feira (02). Eles se manifestavam a favor de mais postos de trabalho na capital paulista e contra fiscalização que entrará em vigor a partir deste sábado (4). A nova legislação regulamenta o setor obriga os motoboys a realizar um curso para atuar na profissão.

Os protestos começaram no início da tarde, a partir das 13h30. Os motociclistas interditaram parte da Rua Eurico Rangel até pouco antes das 16h. Às 16h20, tanto esta rua quanto a Avenida Paulista foram totalmente ocupadas pelos manifestantes.

Por volta das 17h, eles interditaram a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos Mais cedo, eles interditaram a Avenida Paulista na altura da Alameda Campinas, sentido Rua da Consolação. Por volta das 17h20, o grupo parou novamente a Marginal Pinheiros, desta vez na altura da Ponte Octavio Frias de Oliveira, ainda no sentido Interlagos.

De acordo com Departamento Estadual de Trânsito (Detran), essa lei existe desde 2010 e este sábado foi o prazo limite estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para adequação à nova regra. A partir desta data, terá início a fiscalização em todo o país. Em São Paulo, ela será feita pela Polícia Militar.

Pedido de liminar

motoboys 700 525

O Sindicato dos Motoboys de São Paulo entrou com pedido na Justiça Federal, em Brasília, nesta quinta, para suspender o início da fiscalização do curso obrigatório para o exercício da profissão.

Segundo a associação, apesar de a lei ter sido sancionada há dois anos, os cursos começaram a ser ministrados há seis meses. Além disso, o sindicato diz que há mais candidatos à realização do curso do que vagas disponíveis.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o curso já ministrado há um ano pela rede Sest/ Senat em 23 unidades em todo o estado. O órgão informou ainda que Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) liberou o credenciamento de órgãos executivos de trânsito municipais para a ministração do curso. Com isso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá promover o curso de motofrete aos condutores habilitados no município, o que deverá aumentar a oferta de vagas.

Portal CTB com agências

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.