Mobilização de metalúrgicos de Caxias (RS) garante medida para amenizar calor nas fábricas

Os trabalhadores das empresas Mundial e Eaton do segundo turno paralisaram as atividades por cerca de três horas na tarde desta quarta-feiram (05). As manifestações aconteceram pois as empresas não demonstrarm interesse anteriormente em negociar com o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região sobre medidas emergenciais para amenizar o impacto das altas temperaturas registradas nos últimos dias dentro das fábricas. A mobilização e união dos trabalhadores das duas empresas foi fundamental para garantir avanços.

Na Mundial ficou acordado que os trabalhadores terão água gelada disponível e cada turno fará um intervalo de 20 minutos às 9h50min e às 17h até o final do verão. A empresa se comprometeu ainda, a instalar climatizadores nos pontos mais quentes dentro da fábrica.

Já na Eaton, os trabalhadores terão intervalos de 10 min nos seguintes horários: 9h30min, 14h, 18h e 23h. Também foi acordado que os trabalhadores terão água gelada disponível e a instalação de mais ventiladores.

“O mundo do trabalho evolui, as empresas precisam se adaptar e melhorar as condições de trabalho. No momento o calor é um empecilho para os trabalhadores realizarem suas atividades. Não podemos achar normal trabalhador passando mal dentro das fábricas”, destacou Leandro Velho, vice-presidente do Sindicato.

O Sindicato espera retorno de empresas que já se comprometeram em apresentar alternativas, mas segue mobilizando os trabalhdores de outras empresas que não demonstraram interesse em melhorar o ambiente de trabalho.

Por Fabíola Spiandorello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.