Minas Gerais recebe Comissão Nacional da Verdade na próxima 2ªfeira

A Comissão Nacional da Verdade estará em Minas Gerais nos próximos dias 22 e 23 de outubro. No dia 22, a partir das 14h, na Universidade Federal de Minas Gerais, a CNV realiza a audiência pública temática “Universidade, Estudantes e Ditadura”. No evento, pessoas ligadas à comunidade acadêmica que sofreram diferentes violações de Direitos Humanos durante o regime militar darão seus depoimentos aos presentes.

O objetivo do evento é sensibilizar a comunidade acadêmica para as violações de Direitos Humanos ocorridas nas Universidades nos anos de chumbo. Durante o evento, haverá uma homenagem aos estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais vitimados pela ditadura.

Já estão confirmados os relatos de três vítimas da repressão no ambiente acadêmico. A diretora de redação da revista Pesquisa Fapesp, Mariluce Moura, viúva de Gildo Macedo Lacerda, militante da Ação Popular, morto sob tortura em 1973, em Recife, falará ao presentes. Aluno de economia da UFMG, Gildo era um dos mais conhecidos líderes estudantis e membro da UNE. Também falará a socióloga e professora da PUC-MG, Magda Neves, expulsa do mestrado em ciência política pela UFMG pelo decreto 477/69 em virtude de sua militância na AP, e o professor de medicina Apolo Heringer, à época dirigente do Colina (Comando de Libertação Nacional), que foi preso, torturado e exilado pelo regime.

Participarão da audiência pública os membros da Comissão Nacional da Verdade José Carlos Dias, Maria Rita Kehl e Rosa Cardoso. Eles debaterão e responderão perguntas da plateia após os depoimentos.

Antes dos relatos, representantes da Comissão da Verdade, Memória e Anistia da OAB-MG e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (Conedh), com os quais a Comissão Nacional da Verdade está prestes a estabelecer cooperação técnica, se pronunciarão.

Reunião de Trabalho

A Comissão da Verdade permanecerá em Belo Horizonte no dia 23. Entre 9h30 e 12h, os membros e assessores da Comissão se reunirão com representantes da sociedade civil organizada em Minas Gerais. O encontro será realizado na OAB-MG e contará com a participação da Comissão da Verdade, Memória e Anistia, da Associação dos Amigos do Memorial da Anistia Política do Brasil e da Associação dos Trabalhadores Anistiados de Ipatinga.

A partir das 12h, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, oferecerá um almoço aos membros e assessores da Comissão Nacional da Verdade. Às 15h, assessores da CNV conhecerão o Projeto República, da UFMG.

Serviço

Audiência Pública Temática da Comissão Nacional da Verdade: “Universidade, Estudantes e Ditadura”
Dia 22 de outubro
A partir das 14h
Auditório da reitoria, Campus Pampulha, UFMG

Fonte: Site da Comissão Nacional da Verdade

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.