Metroviários do Recife votam greve nesta terça-feira

Os metroviários do Recife podem deliberar greve, nesta terça-feira (30), após assembleia marcada para as 15h. Desta vez, a queixa não se refere às questões salariais; é a falta de segurança no sistema que está na pauta da categoria. A reunião será realizada na Estação Recife, no centro da capital pernambucana.

Segundo Levi Arruda, diretor de Comunicação do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), os profissionais já esgotaram todos os esforços empreendidos para tentar resolver o problema com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). “Só esse ano, tivemos pelo menos duas grandes reuniões com a CBTU, uma em abril e outra em maio. Eles prometeram uma proposta de plano de segurança e até hoje não cumpriu nada disso. Pelo contrário, por causa de cortes orçamentais, estão demitindo profissionais da bilheteria, limpeza e da segurança”, afirmou Arruda.

A categoria registra que, semanalmente, uma média de três assaltos ou investidas do tipo acontecem nas estações do Metrô do Recife. Trabalhadores noturnos começam a negar certos serviços por medo da insegurança no sistema. No último dia 17 de setembro, os funcionários se reuniram e ficou clara a vontade de uma paralisação, por tempo indeterminado, principalmente por parte dos maquinistas e condutores.

“É o desejo de alguns setores da categoria que sofrem mais diretamente os problemas. Não podemos dizer que paralisaremos amanhã, mas com certeza podemos deliberar uma greve por tempo indeterminado”, garantiu Levi Arruda.

Portal CTB com agências