Metroviários de SP marcam greve a partir de quinta-feira

Os metroviários de São Paulo aprovaram em assembleia na noite da quinta-feira (25) greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (04). De acordo com o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, a intenção é liberar a entrada da população sem cobrança de tarifa. Caso os funcionários sejam ameaçados pela empresa de pagar as passagens não cobradas, contudo, a greve acontece de forma tradicional, com a paralisação da operação.

Os trabalhadores têm nova assembleia marcada para a próxima quarta-feira (03).De acordo com os represnetantes do sindicato, a assembleia vai servir para avaliar eventual proposta que seja apresentada pelo Metrô ou, caso não tenha proposta, para organizar a greve.

A categoria está em estado de greve desde o último dia 13 e deu prazo até esta sexta-feira (28) para que o Metrô apresentasse proposta que agrade aos funcionários. Segundo o sindicato, a proposta não veio. Procurado, o Metrô ainda não se manifestou sobre as propostas à categoria, nem sobre a greve.

Reivindicações

As principais reivindicações dos metroviários são equiparação salarial, participação nos lucros (PLR) igual para todos os funcionários e pagamento antecipado de abril de 2013 para outubro deste ano, além de redução na jornada de trabalho.

Até 2007, os metroviários ganhavam participação dos resultados linear. Após essa data o metrô decidiu mudar o cálculo, usando o critério da proporcionalidade de 30% na participação dos resultados. Desta forma, desde 2008, a PLR recebida pelos trabalhadores é de parcela fixa somada ao montante proporcional a 40% do salário.

Neste ano, o Metrô resolveram inovar com proposta de pagamento de PLR proporcional de 100% aos engenheiros, 80% para o plano representativo da empresa (coordenadores, assessores, gerentes e altos cargos) e 40% para dos demais trabalhadores.A liuta dos metroviários é para resgatar divisão linear da PLR.

Em nota distribuída à imprensa na última quinta-feira (20), o Metrô informou que a proposta de PLR “acompanha as variações salariais existentes na companhia, com garantia de que nenhum empregado da empresa receberá valor inferior a R$ 4.140,63”. Além disso, a nota dizia que o pagamento será feito em abril de 2013 e que nenhum empregado realiza jornada acima de 40 horas semanais.

Portal CTB com agências