Metroviários de SP decretam greve de 24h para 1º de junho

Sem avanços na proposta apresentada na última reunião de negociação, os metroviários de SP decidiram decretar uma greve de 24h para o dia 1º de junho. A decisão foi tomada durante a assembleia realizada na noite da última quinta-feira (27), na sede da entidade.

Uma nova assembleia foi marcada para segunda-feira (31) para avaliar a campanha e organizar a possível paralisação caso a empresa não apresente uma proposta que atendas às necessidades da categoria.

O Sindicato revela, que no último dia 25 a categoria decidiu que aguardaria uma nova proposta da empresa até esta quinta-feira, 27/05. Porém, não houve formalização de nenhuma melhoria com relação à proposta feita pelo Metrô na última reunião de negociação, em 18/05.

Com isso, nesta quinta-feira, 27 foi ratificada a decisão de realizar uma paralisação de 24 horas no dia 1º de junho, terça-feira, se a empresa não voltar a negociar e atender as reivindicações dos metroviários.

df_metroviarios2

A categoria reivindica

Os metroviários reivindicam reajuste salarial de 5,81%; aumento real de 4,25%; e reajuste de 6,18% para o vale alimentação e vale refeição, de acordo com o ICV/ Dieese.

Porém, a empresa ofereceu reajuste de 5,05%, conforme o IPC/Fipe, e zero de aumento real.

Além disso, a empresa não apresentou um plano de carreira, que é uma das mais importantes e antigas reivindicações da categoria, nem apresentou soluções para acabar
com as diferenças entre os salários dos funcionários que exercem as mesmas funções.

Os metroviários também reivindicam o cumprimento do acordo coletivo e da legislação, que determinam jornada de trabalho máxima, diária. Hoje, no Metrô, há funcionários

que cumprem jornadas que extrapolam o determinado pela lei e pelo acordo, sem contar com as horas extras, que são as responsáveis pelo funcionamento do sistema.

 

Fonte: Sindicato dos Metroviários de SP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.