Metroviários de SP aceitam proposta da empresa e cancelam greve

Com apenas um voto contrário e algumas abstenções, assembleia realizada nesta segunda-feira (31), os metroviários de São Paulo aprovaram a proposta enviada pelo Metrô (com exceção dos itens que tratam do plano de carreira e equiparação salarial), encerrando a campanha salarial 2010. Com isso, a greve de 24 horas programada para esta terça-feira, 1º de junho, está cancelada.

A proposta enviada pela Cia., inclui um reajuste de 5,05%, conforme IPC-Fipe, com acréscimo do reajuste de 14,52% para o Vale Refeição, que também passa de 22 para 24 cotas por mês; mais reajuste de 11,85% para o Vale Alimentação. Já a Participação nos Resultados terá valor mínimo de R$ 3.600, sendo uma parcela fixa de R$ 2.783,83, mais 40% do salário nominal de cada metroviário.

A Cia. também propôs algumas medidas para equiparar o salário dos trabalhadores que exercem as mesmas funções na manutenção, segurança e estações. Mesmo cancelando a greve, a assembleia deliberou que as mobilizações continuarão sendo feitas para que não existam metroviários com as mesmas atribuições, mas com salários diferentes.

O Sindicato ressaltou, ainda, que vai acionar o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), solicitando pedido de intermediação para acabar com a diferença salarial dos funcionários da Gerência de Manutenção (GMT) e da Gerência de Operações (GOP).

Plano de Carreira

O item da proposta que trata do Plano de Carreira foi o único rejeitado pela assembleia, porque não há um plano para ser avaliado pela categoria. A empresa entregou ao Sindicato apenas um resumo do plano que está na secretaria da Fazenda, com sua estruturação cheia de subjetividades.

A categoria continua reivindicando a totalidade do plano de carreira, e que este seja um mecanismo que possibilite ascensão profissional dos metroviários.