Metalúrgicos de Caxias (RS) defendem no MTE melhores condições de trabalho

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS) se reuniu na manhã desta segunda-feira (03), com representantes do Ministério do Trabalho e do sindicato patronal (Simecs) para reivindicar melhores condições para os trabalhadores em dias de calor intenso.

O objetivo da reunião foi encontrar medidas o ambiente de trabalho e proteger a saúde dos trabalhadores. Durante a audiência, os dirigentes e o presidente do Sindimetal, Assis Melo, relataram os casos ocorridos em várias empresas.

A proposta apresentada pelo Sindicato dos Metalúrgicos é de alterar a jornada de trabalho para seis horas diárias em todas as fábricas, sem redução de salários, com turnos das 06h às 12h e das 18h às 24h, intervalos a cada 2 horas para a hidratação e descanso do trabalhador e, fornecimento de água potável refrigerada.

O represnetante do MT, Vanius Corte, lembrou dos direitos garantidos pela NR 15, que estabelece os limites de tolerância ao calor e propôs que as empresas, por intermédio das CIPA`s deverão realizar avaliações nos diversos locais de trabalho para apurar os setores em que o calor é mais intenso e propor medidas para adequação. A proposta também inclui o fornecimento de água potável e refrigerada a todos os trabalhadores e adoção de intervalos de 30 min a cada 2 horas trabalhadas.

O Simecs vai analisar as propostas e até o final da tarde deve se manifestar.

Fonte: Sindimetal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.